domingo, 19 de abril de 2009

Vasectomia nos Macacos



Nos próximos meses, macacos-pregos machos que vivem em três parques localizados em Goiânia, em Goiás, serão submetidos a uma cirurgia de vasectomia. Os primeiros seis animais a serem vasectomizados são líderes de bandos com sete a oito fêmeas. Eles poderão copular normalmente com as fêmeas, mas elas não serão fecundadas. O objetivo da experiência é evitar uma explosão populacional dos bichos nesses parques, áreas verdes encravadas em núcleos urbanos da cidade. Por tabela, ao controlar o número de primatas, os cientistas também evitam a proliferação de doenças entre esses animais, mas que podem contagiar seres humanos, especialmente a febre amarela, que tem se manifestado com mais força em diversos estados do país.
- Por ano, nascem de 5 a 6 indivíduos em cada parque, já que os machos-alfa copulam com todas as fêmeas do bando. Com o espaço limitado das áreas verdes, os primatas não têm para onde migrar quando o bando cresce. Isso pode estimular comportamentos agressivos, stress e promiscuidade entre o bando - explica a gerente de Proteção e Manejo da Fauna Silvestre da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Marize Moreira.
___________________________________________________
- Sacanagem, chefe. Deviam perguntar aos macacos se eles queriam ou não fazer um planejamento familiar.

Um comentário:

AAreal disse...

Ivanildo, ali bem perto de Goiânia existe cidade onde a população de burros está enorme. Deveriam levar essa providência - vasectomia - de modo a limitar ou impedir seu crescimento. Por tabela tbm evitariam a proliferação de doença extremamente grave, a febre de poder, que se espalha pelo país.