segunda-feira, 27 de abril de 2009

Rocinha Não Quer Muro



Moradores da Rocinha reprovaram em um plebiscito, realizado neste sábado, a construção de um muro para proteger a área de mata do crescimento da comunidade. A obra foi repudiada por 1.056 pessoas, enquanto 50 votaram a favor. Outras cinco pessoas votaram nulo.
A votação foi organizada pela associação de moradores da favela, que já tinha se posicionado contra a construção. De acordo com o presidente da entidade, Antonio Ferreira, o Xaolin, a ideia da consulta surgiu após a divulgação de uma pesquisa do Instituto Datafolha, realizada no início deste mês, na qual 47% dos moradores de favelas entrevistados foram favoráveis aos muros e 46% contrários à iniciativa.
- O resultado foi um empate técnico e, por isso, quisemos consultar a população disse Xaolin,
De acordo com Xaolin, representantes da Federação das Favelas do Rio de Janeiro (Faferj) vão se encontrar com o governador Sérgio Cabral para discutir a questão. A expectativa é de que a reunião aconteça antes de 6 de maio, quando será realizado um ato público na Praça da República, em frente à sede da entidade.
Com o objetivo de proteger a mata da expansão da favela, o estado pretende construir um muro de 2.800 metros para contornar a Rocinha. O projeto prevê a implantação de barreiras de concreto em outras dez comunidades da Zona Sul. As obras já começaram no Morro Dona Marta, em Botafogo. A proposta também deve ser levada a favelas da Zona Norte.
___________________________________________________
- Será que foram os traficantes que mandaram o pessoal votar contra o muro ?

2 comentários:

AAreal disse...

Ivanildo, como vc é lúcido. Foi direto ao ponto.

Odiatis Misantropoulos disse...

Muro ou não muro agora é tarde. Só resolve eliminando as favelas, removendo, extirpando. Mas tem que levar essa gente p/ um lugar c/ o mínimo: água, luz, esgoto, escola, transporte, hospital e polícia. Mas qual governante vai ter culhão???