terça-feira, 21 de abril de 2009

De Olho em 2010



Em reunião extraordinária, na sexta-feira, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou uma linha de empréstimos para os estados de até R$ 4 bilhões. Essa linha vinha sendo negociada entre o governo federal e os estados há algum tempo. A decisão de ajudar os estados é uma forma de compensá-los pelas perdas com o Fundo de Participação dos Estados (FPE), principalmente os estados do Nordeste.
Os recursos vêm do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o custo será a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) mais 3% ao ano, incluída a remuneração do agente financeiro repassador de 1% ao ano. O prazo para pagar é de até oito anos, com carência de até um a ano. A distribuição dos valores será da seguinte maneira: o estado que mais receberá recursos é o da Bahia com R$ 375,848 milhões, seguindo pelo Ceará com R$ 293,476 milhões. O que menos irá receber é o Distrito Federal com R$ 27,608 milhões e São Paulo com R$ 40 milhões. O Rio de Janeiro terá direito a R$ 61,108 milhões.
Na lista de bondades aos estados, ainda em negociação, estão a suspensão da contrapartida dos governos estaduais em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a proposta de flexibilizar o limite de endividamento dos estados, permitindo que eles reduzam o percentual de comprometimento de suas receias, e fiquem mais liberados para investimentos.

4 comentários:

Hélio disse...

Se isto não é campanha eleitoral antecipada e por isso ilegal, eu não me chamo Hélio nem tenho 80 anos.

AAreal disse...

Helio,eu vou mais longe: isso é compra de voto.

G. Schnellmann disse...

A mocréia recauchutada continua em campanha, é evidente. O que é evidente é o silêncio pusilânime do TSE em não acabar com essa campanha deslavada e sínica.

Doutor Carlos disse...

Ivanildo, bela a bandeira que está po detrás da caraça da ministra. Sim, nossa bandeira é bonita, nas suas cores bragança-habsburgo-dístico positivista e tudo. Mas refiro-me à fotografia que está ali. Você saberia do que se trata? Da Ministra e do seu esgar de admnistradora de Bergen-Belsen, Awschwitz ou Teresienstad, nada me interessa. Interessa-me a foto. Por favor uma pista!