quinta-feira, 30 de abril de 2009

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Ipanema


A região da atual Ipanema pertencia à Fazenda Copacabana que, em 1857, foi comprada pelo empresário Francisco José Fialho que a dividiu em dois grandes lotes, um deles adquirido pelo Comendador José Antonio Moreira Filho, Barão de Ipanema.
Poucas décadas depois, em 1883, foi criada uma empresa de urbanização para erguer o novo bairro com o nome de Loteamento Villa Ipanema, empreendimento alavancado pelo prolongamento da linha de bondes de Copacabana até a região. Em 1894, foram abertas as Praças Floriano Peixoto (General Osório) e Coronel Valadares (Nossa Senhora da Paz), as ruas Prudente de Morais e 20 de Novembro (Visconde de Pirajá), a Avenida Vieira Souto, entre outros logradouros. Mais tarde, novas ruas foram abertas e seus lotes vendidos, tornando realidade a Villa Ipanema. Em 1927, todos seus terrenos haviam sido negociados e estava consolidado o bairro de Ipanema.
Ao longo do século XX, prédios de apartamentos tomaram o lugar das antigas residências, os gabaritos foram aumentados, surgiram os apart-hotéis e os grandes centros comerciais na Rua Visconde de Pirajá.
Ipanema, imortalizada pela música de Tom Jobim e Vinicius de Morais, se destaca não apenas pela praia, mas, também, pelos bares freqüentados por intelectuais e artistas, blocos carnavalescos, entre outras referências. Um dos principais marcos do bairro é a Ponta do Arpoador - local onde se caçavam baleias com arpões no século XVII -, que abrigou as finais do primeiro Campeonato Brasileiro oficial de Surfe, em 1965

Nenhum comentário: