domingo, 26 de abril de 2009

Crise e Consequência - Veríssimo



"Crise" e "oportunidade" são representados pelos mesmos ideogramas chineses, como se ouve muito em palestras inspiradoras para empresários. Segundo a velha sabedoria chinesa, o azar de uns pode ser a sorte de outros, o que para uns é desastre para outros é bênçao.
Quando querem dar uma ideia da crise econômica na Alemanha durante a República de Weimar, sempre recorrem à mesma imagem: a hiperinflação era tamanha que, para se comprar um pão na padaria, era preciso levar marcos num carrinho de mão. O valor de tudo era medido em carrinhos de mão cheios de marcos, e eram necessários cada vez mais carrinhos de mão para carregar os marcos cada vez mais desvalorizados. Pode-se imaginar os carrinhos de mãp engarrafando o trânsito nas ruas de Berlim. E todos se queixando da situação, dizendo que aquilo não podia continuar, que era preciso um governo forte para acabar com aquilo, que não dava mais etc.
Todos, menos o Kurt. O Kurt estava feliz. Enquanto à sua volta os outros perdiam dinheiro e se çamentavam, o Kurt prosperava e exultava. Sua pequena indústria crescera, e não parava de frescer. Em vez de desempregar, Kurt empregava. E enriquecia em meio à crise. Como aquilo era possível ?
Kurt, claro, tinha a única fábrica de carrinhos de mão da Alemanha.
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(O Globo, 19/04)

Um comentário:

AAreal disse...

Ivanildo, utilizando a situação por lá surgiu a expressão "kurtindo com a cara dos outros" que depois abrasileirou, sendo aperfeiçoada por nosso políticos.