sexta-feira, 17 de abril de 2009

O Retorno dos Olhos Azuis



Ao comentar sobre as obras no Complexo do Alemão, no Rio, o presidente voltou a culpar as pessoas "de olhos azuis" pela crise.
- O que nós precisamos ter é a consciência de que nós estamos fazendo um trabalho que nunca foi feito antes nesse país, com muita seriedade, dizendo a cada pobre desse país, que ele vai virar cada vez mais cidadão. Vou te convidar para quando eu vier ao Rio para inaugurar as piscinas no Complexo do Alemão. Aquele pobre, que só via piscina na televisão, agora vai ter piscina pra ele nadar. Ele vai ser tratado como as pessoas de olhos azuis, que foram responsáveis no mundo financeiro pela crise que estamos vivendo.
Questionado sobre a declaração do presidente dos EUA, Barack Obama, de que ele seria "o cara", "o político mais popular da Terra", Lula respondeu:
- Entendi aquilo como uma brincadeira do Obama, como uma coisa de um amigo para outro amigo.
Segundo o presidente, "o Brasil é hoje um país altamente respeitado no mundo".
- Ninguém respeita quem não se respeita. O Brasil não é tão rico quanto os EUA, quanto a Alemanha, mas quando o presidente do Brasil senta seja com a rainha da Inglaterra, seja com o presidente dos EUA, temos que ser tratados em igualdade de condições. Se ele fala grosso, nós falamos grosso. Se ele fala manso, nós falamos manso. Como dois cidadãos civilizados conversando, sem que um tenha pequenez diante do outro.
___________________________________________________ Ivanildo...
- Já sei, chefe, você vai perguntar o quê que o Chico Buarque tem a ver com a matéria, né não ?
- É, sim, Ivanildo.
- Ora, elementar, chefe. Os olhos azuis...

Um comentário:

Hélio disse...

Conheço alguns nordestinos que têm olhos azuis. Naturalmente resultado da invasão holandesa. Lula deve conhecer também e certamente morre de inveja. Sua ira, portanto, é recalque. Qualquer primeiranista de psicologia confirmaria meu parecer. Em suma: Freud explica.