quinta-feira, 2 de abril de 2009
O Castelo Está Desabando
O Conselho de Ética da Câmara decidiu abrir nesta quarta-feira processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Edmar Moreira (sem partido -MG), dono de um castelo em Minas Gerais.
Foi criada uma subcomissão formada pelos deputados Hugo Leal (PSC-RJ), Sérgio Moraes (PTB-RS) e Professor Ruy Paulleti (PSDB-RS). O presidente do colegiado, deputado José Carlos Araújo (PR-BA), disse que espera que os três parlamentares cheguem a um acordo sobre quem será o relator do processo, e caso não haja um consenso, ele mesmo indicará o relator.
A partir de agora, o deputado não poderá renunciar ao mandato para evitar uma possível perda dos direitos políticos. O Conselho de Ética tem 90 dias para analisar o caso. A partir desta quarta-feira, Edmar Moreira terá cinco sessões para apresentar sua defesa, o que só deve ocorre após o feriado de Páscoa. A subcomissão marcou reunião para a próxima quarta-feira.
Parecer da corregedoria da Casa, acatado por unanimidade pela Mesa Diretora, (foto) concluiu que o deputado usou de forma irregular a verba indenizatória, recurso de R$ 15 mil mensais a que cada deputado tem direito, inclusive para contratação de serviços que não foram prestados.
O presidente do Conselho de Ética disse que o processo será um divisor de águas para o colegiado. Ele reconheceu que o parlamentar poderá receber uma pena que não seja a cassação, isso porque o parecer da comissão de sindicância inclui a possibilidade de uma pena alternativa.
- Não sou contra a cassação de ninguém, mas o que estou dizendo é que o relatório tem a flexibilidade do relator pedir uma outra forma de punição porque o deputado foi enquadrado em dois artigos, o quarto e o quinto. Esse processo traz muita expectativa e será um divisor de águas - disse o presidente do Conselho.
___________________________________________________
- Pode haver outra forma de punição... Estou sentindo um forte cheiro de pizza no ar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Não se tapa buraco com biombo. O Congresso está ficando sem espaço de manobra, vai acabar batendo na pilastra.
Eu voto na alternativa de ir para a cadeia, agora que não teremos mais celas especiais para os mais "instruídos". Ou seria melhor dizer "epertos"?
Ivanildo, vc está confuso. O cheiro que sentiu não é de pizza. É de outra coisa. Muitas vezes a lama qdo é remechida exala forte odor. Cheiro de pizza vc certamente vai sentir mais a frente, no final do processo, que diferente do que o presidente do conselho de ética diz, poderá ser um divisor de lama.
Caro Gió, o Congresso, sem espaço, não vai bater na pilastra, vai capotar. Espero que "morram" todos no acidente. Do alto dos meus quase 80 anos digo que o Edmar Moreira não vai ser cassado. Uma deputada do PT vai dançar no plenário e todos terminarão a noite comendo uma bela pizza. Paga, é claro, com o cartão corporativo.
Postar um comentário