segunda-feira, 20 de abril de 2009

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Flamengo


Em 1503/1504, expedição comandada por Gonçalo Coelho chegou à região de Uruçumirim (pequena abelha), que corresponde aos atuais bairros do Flamengo e Glória, na época habitada pelos índios Tamoios. Na foz do atual rio Carioca, estabeleceu uma feitoria, marco inicial da ocupação da cidade, que ficou conhecida como Aguada dos Marinheiros, por ser o local onde os tripulantes dos navios que passavam se reabasteciam de água potável.
A origem do nome Flamengo tem duas versões: a primeira é que viria de prisioneiros holandeses ou “flamengos”; a segunda é que o nome viria de pássaros pernaltas, vermelhos, flamingos ou “flamengos”, que frequentavam as praias da região.
No século XIX, o bairro do Flamengo já estava integrado à malha urbana e abrigava residências de aristocratas ricos e grandes fazendeiros de café. No final do século, com a decadência da cultura cafeeira, as grandes mansões passam a ter destinações diversas, como escolas e asilos.
Os primeiros bondes de tração elétrica fazem sua estréia na Cidade em 1892, numa linha entre o Centro e a Praia do Flamengo. São também marcos da interligação do bairro com as demais áreas da cidade a abertura da Avenida Beira Mar, em 1905, e a construção da Avenida do Contorno (atual Rui Barbosa), na década de 1920. Nos anos 50, para melhorar a circulação entre o Centro e a Zona Sul, foi alargada a Avenida Beira-Mar.
Em 1961, inicia-se a construção do aterro do Flamengo, que utilizou terra do Morro de Santo Antonio, desmanchado a jatos d'água. Inaugurado em 1965, o Parque do Flamengo é hoje uma das mais belas e visitadas áreas de lazer da cidade
__________________________________________________
Nota: A denominação, delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280, de 23 de agosto de 1985.

5 comentários:

AAreal disse...

Ivanildo, uma vez Flamengo, sempre Flamengo. Completando a história, em abril de 2009, numa tarde ensolarada de domingo, um desconhecido de nome Emerson do bairro vizinho, elevou o Flamengo a categoria de campeão, diante de multidão. Essa é a única e verdadeira versão.

Hélio disse...

Caro Antônio Fernando, assisti ao jogo e fiquei pasmo ao saber que haverá mais dois jogos para a decisão do campeonato. Pensando na maracutaia que, como tudo o mais, está presente também entre os clubes, fico achando que o gol contra do tal Emerson foi combinado, tendo em vista a enorme renda que vai surgir nos dois próximos confrontos.
Pode ser, não é ?

Alberto del Castillo disse...

Ao Flamengo o que é do Flamengo:
"Toda honra e toda glória"

AAreal disse...

Caro Helio, posso assegurar que ninguém consegue combinar um gol contra daqueles. É necessário muita incompetência. Aí, com esse nível tão baixo, nem maracutaia dá certo. Já sobre os outros dois jogos pra decisão do título, como vc não sabia? Pra qual time vc torce? Deve ser pro Vasco, néão é?

Jorge Eduardo disse...

O redator dessa História do Flamengo esqueceu de mencionar o Palácio do Catete e sua relevância na História da República.A não ser que o Catete seja ele mesmo um bairro.Nesse caso, retiro meu cavalo da chuva.