7 - Celular
Celular, é melhor não usar. Por uma razão muito simples: sua atenção estará dividida, isso sem contar que você estará dirigindo com apenas uma das mãos. Dividir a atenção reduzindo à metade seus neurônios tão necessários, no hospício que é o trânsito carioca, pode levar a acidentes graves. Evite ao máximo o uso do celular: não atenda, e principalmente, não faça ligações.
Fique atento a quem está com o celular grudado na orelha. A criatura não está plenamente atenta e o que você fizer poderá não ser notado, seja na frente, dos lados ou atrás do seu carro.
Celular é bom nos casos de um enguiço. Como quando, recentemente, meu carro enguiçou na Linha Vermelha e foi possível acionar socorro.
8 - Pedestres
Há no Rio uma detestável conseqüência do estado esburacado e obstruído das calçadas: pedestres andando pelas ruas. Já se tornou hábito, principalmente em ruas com calçadas estreitas, caminhando pela rua, às vezes aos pares. Cito a Rua Bambina como exemplo.
Há várias categorias de pedestres:
O Toureiro – esse tipo parece se comprazer de desafiar os carros, atravessando no limite entre chegar do outro lado ou ser atropelado.
O Indiferente – é aquele que parece estar saindo da sala para o quarto. Não se abala, não aperta o passo. Você que se dane.
O Diagonal – é o tipo que atravessa a rua da maneira mais longa, na diagonal, ficando mais tempo na rua e por conseqüência, mais vulnerável.
O Apressado – esse não espera o sinal abrir. Sai serpenteando e se esquivando dos carros até chegar na outra calçada. Se ele tropeçar, perder o equilíbrio e cair na sua frente, pronto, você estará ferrado.
A Velhinha – elas demoram tanto a decidir atravessar no sinal, que no momento que decidem, o sinal abre para você e o indivíduo atrás desanda a buzinar.
Em todas as situações, dê preferência aos pedestres de todas as categorias e lembre-se: quando de motorista você passar a pedestre, deverá ter em mente tudo de errado, arriscado e perigoso, não se expondo assim a um atropelamento.
9 - Espelhos
Espelho é para saber o que vem atrás. Não é para retocar a maquiagem ou tirar cravo e outros elementos do nariz.
É importante regulá-los de tal forma que não seja preciso virar ou levantar a cabeça, bastando apenas desviar o olhar. No espelho principal é possível avaliar a proximidade do carro atrás de você. A quase totalidade dos motoristas gruda na sua traseira. São aqueles que eu classifico de “super bonder”. Perigo, perigo. Uma simples freada mais forte pode resultar numa batida na sua traseira seguida das habituais aporrinhações.
Os espelhos laterais, servem, é claro, para avaliar as possibilidades de mudança de faixa. Servem também para mostrar os infiltrados, tipo táxis, que aproveitam as menores frestas para ganhar posições.
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(Próximas dicas: visão - chuva - fazer-se notar - à noite - velocidade - mecânica)
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