quinta-feira, 21 de maio de 2009

Zoghbi Indiciado


A Polícia Legislativa do Senado indiciou nesta terça-feira por corrupção passiva, formação de quadrilha e falsidade ideológica o ex-diretor de Recursos Humanos do Senado João Carlos Zoghbi. (foto) Também foram indiciados Marcelo Araújo Zoghbi, e Ricardo Nishimura Carneiro e Bianka Machado e Dias, sócios de Zoghbi em empresas autorizadas a contratar empréstimos consignados por meio de bancos cadastrados no Senado.
O diretor da Polícia do Senado, Pedro Carvalho, disse que na investigação foram encontrados indícios de práticas ilegais na concessão de empréstimos consignados aos funcionários da Casa. A Contact, que além do filho de Zoghbi tinha como sócia sua ex-babá Maria Isabel, de 83 anos, foi subcontratada por bancos que faziam empréstimos aos servidores.
Carvalho destacou que a data final para a conclusão do inquérito será o dia 28 de maio (quinta-feira da próxima semana). Logo após essa data o resultado das investigações será enviado à Justiça Federal.
No último dia 8, Maria Izabel depôs à Polícia Legislativa do Senado, durante mais de uma hora, na residência de Zoghbi, onde ela mora. De acordo com o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, ela disse que assinou um documento, a pedido de Marcelo, sem saber do que se tratava. Essa seria uma estratégia de Zoghbi: incriminar o próprio filho para escapar da demissão e preservar a gorda aposentadoria do Senado. Zoghbi e sua mulher estão prestando novo depoimento nesta terça
Na segunda-feira, ao depor à polícia do Senado, Marcelo assumiu ser dono da empresa e disse que pai nada sabia. Nesta terça, estão prestando depoimento novo depoimento o próprio João Carlos Zoghbi e sua mulher Denise. Contra ela, por enquanto, ainda não há nenhuma prova de envolvimentos nas irregularidades. Ambos depuseram à polícia legislativa pela primeira vez na semana passada, quando Zoghbi negou que tenha usado a ex-babá como laranja.

Nenhum comentário: