A região pertencia à freguesia de Inhaúma e era atravessada pela Estrada Real de Santa Cruz, atual Dom Helder Câmara e se chamava Venda Grande. No final do Século XVIII, a área fazia parte da imensa propriedade rural da fazenda do Capão do Bispo, do Primeiro Bispo do Rio de Janeiro, Dom José Joaquim Castelo Branco, cuja sede ainda existe e é preservada pelo Patrimônio Estadual.
Com a construção da Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil, depois Linha Auxiliar, foi implantada a estação Del Castilho, em homenagem a um engenheiro, amigo de Paulo de Frontin. A Estrada de Ferro Rio D’Ouro também tinha uma estação que se chamava Liberdade e depois foi rebatizada de Del Castilho. Existiam, portando, duas estações ferroviárias de Del Castilho. Com a extinção da Rio D’Ouro, ficou, apenas, a da linha auxiliar.
Em 1924, foi instalada a grande fábrica da Companhia Nacional de Tecidos Nova América, junto à avenida Automóvel Clube, uma das maiores e mais tradicionais fábricas do país. Em 1991, suas instalações foram desativadas e em seu lugar foi instalado, em 1995, o Shopping Center Nova América que preservou a arquitetura original da fábrica, estilo inglês do início do século. Em 2002, o Shopping Nova América expandiu-se e transformou-se num centro integrado de lazer, serviços e compras.
Na década de 1940, no governo do presidente Eurico Gaspar Dutra, foram construídos grandes conjuntos habitacionais no bairro, próximos à avenida Suburbana e à estrada Velha da Pavuna.
Na década de 1960, foi construído o viaduto Engenheiro Emílio Baumgart (especialista em obras de concreto armado) e, mais tarde, a denominada “Linha Verde”.
No leito da antiga Estrada de Ferro Rio D’Ouro, o Metrô construiu a linha 2, ligando o Estácio à Pavuna. Em 1987, foi reinaugurada a estação Del Castilho, que possui uma passarela que faz a ligação com o Shopping Nova América.
Em Del Castilho, estão as comunidades da Chácara Del Castilho e do Parque União de Del Castilho.
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Nota: A denominação, delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280, de 23 de agosto de 1985
Com a construção da Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil, depois Linha Auxiliar, foi implantada a estação Del Castilho, em homenagem a um engenheiro, amigo de Paulo de Frontin. A Estrada de Ferro Rio D’Ouro também tinha uma estação que se chamava Liberdade e depois foi rebatizada de Del Castilho. Existiam, portando, duas estações ferroviárias de Del Castilho. Com a extinção da Rio D’Ouro, ficou, apenas, a da linha auxiliar.
Em 1924, foi instalada a grande fábrica da Companhia Nacional de Tecidos Nova América, junto à avenida Automóvel Clube, uma das maiores e mais tradicionais fábricas do país. Em 1991, suas instalações foram desativadas e em seu lugar foi instalado, em 1995, o Shopping Center Nova América que preservou a arquitetura original da fábrica, estilo inglês do início do século. Em 2002, o Shopping Nova América expandiu-se e transformou-se num centro integrado de lazer, serviços e compras.
Na década de 1940, no governo do presidente Eurico Gaspar Dutra, foram construídos grandes conjuntos habitacionais no bairro, próximos à avenida Suburbana e à estrada Velha da Pavuna.
Na década de 1960, foi construído o viaduto Engenheiro Emílio Baumgart (especialista em obras de concreto armado) e, mais tarde, a denominada “Linha Verde”.
No leito da antiga Estrada de Ferro Rio D’Ouro, o Metrô construiu a linha 2, ligando o Estácio à Pavuna. Em 1987, foi reinaugurada a estação Del Castilho, que possui uma passarela que faz a ligação com o Shopping Nova América.
Em Del Castilho, estão as comunidades da Chácara Del Castilho e do Parque União de Del Castilho.
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Nota: A denominação, delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280, de 23 de agosto de 1985
5 comentários:
Gostaria de esclarecer que o nome do bairro é del Castillo em homenagem ao Engenheiro Manoel Maria del Castillo, meu bisavô. Grande amigo do Prefeito Paulo de Frontin, em um comício no Largo de São Francisco, salvou a vida de seu professor da Politécnica, quando derrubou um cavalariano que o atacava, com sabre empunhado.
A preservação do nome de família é um compromisso de todos nós com o passado. Conto com o apoio dos amigos nesta cruzada de defesa da história do Rio.
Caro Del Castillo. O nome do bairro e do seu avô possuem grafia diferente do seu, que vc faz questão de ressaltar. Existe explicação?
Estou procurando a origem do nome Del Castilho se tiver informações sobre este fato ficaria contente em receber a resposta.
Faltou comentar fatos importantes tais como:
01 - )IAPC de DEL CASTILHO foi inaugurado no ano de 1950 e entregue as familias ao termino da copa do mundo;
02 - No final dos anos 60 tb foi inaugurado um viaduto que liga o bairro da Maria da Graça ao Bairro de Del Castilho, sendo que para isso foram desapropriados entre outras coisas o unico cinema que havia no bairro, e o Clube do Nova America, onde treinava o Botafogo de Garrincha, Nilton Santos e depois Jairzinho, Paulo Cezar;
03 - Faltou citar o nome do dono da fabrica de tecidos Nova America, chamado Ademar Bebiano, Diretor do Botafogo Futebol e Regatas, que contribuiu em muito para o crescimento do Bairro;
04 - Faltou tb dizer o nome de um Homem que foi o primeiro comerciante no bairro, Joaquim Secco de Almeida, dono, então, de todas as padarias de Del Castilho.
Em Del Castilho havia a Fazenda do Brandão, meu bisavô que ia desde a antiga Av.Suburbana(hoje D.Helder Câmara) até as proximidades do cemitério de Inhaúma e pegando grande parte da Estrada Velha da Pavuna. Meu bisavô Manoel de Oliveira Brandão emprestou uma parte de suas terras para Afonso Bebbiano construir a Nova América. As terras onde ficava a Nova américa foram depois arrendadas e vendidas para Afonso Bebbiano. Após a morte de meu bisavô Brandão, as terras restantes foram vendidas. Práticamente as famílias Brandão e Malafaia eram conhecidas como as donas do bairro.
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