domingo, 31 de maio de 2009

Guerra à Vista ?


O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, (na foto entre os ministros da Defesa do Japão e Coreia do Sul) afirmou neste sábado, em Cingapura, durante um encontro com autoridades de Defesa de países asiáticos, que seu país reagirá rapidamente caso os Estados Unidos ou seus aliados na região sejam ameaçados pelo poder nuclear da Coreia do Norte. Nesta sexta-feira, imagens de satélite dos Estados Unidos flagraram uma suspeita movimentação de veículos usados para o transporte de mísseis do tipo Taepodong 2. A movimentação é similar à observada antes do lançamento de um míssil de longo alcance este ano.
O secretário de Defesa americano afirmou que os EUA "não aceitarão" a Coreia do Norte como um Estado com poder nuclear.
- Não ficaremos sem tomar atitudes enquanto a Coreia do Norte coloca em prática sua capacidade de causar destruição a qualquer alvo na região ou a nós - disse Gates. - A política dos Estados Unidos não mudou. Nosso objetivo é uma completa e verificável desnuclearização da península coreana. Não aceitaremos a Coreia do Norte como um Estado que tenha armas nucleares.
Para Gates, o recente teste nuclear e os lançamentos de mísseis por parte do governo de Pyongyang representam uma ameaça à estabilidade da região e podem levar a uma "corrida armamentista".
Um esboço de resolução que circula entre os principais membros do Conselho de Segurança condenou fortemente o teste nuclear e pediu aos Estados membros da ONU que cumpram imediatamente as já aprovadas sanções contra Pyongyang.
"Se o Conselho de Segurança da ONU nos provocar, serão inevitáveis novas medidas de legítima defesa", afirma o ministério norte-coreano das Relações Exteriores, citando o porta-voz, em um comunicado citado pela agência KCNA.
.

Nenhum comentário: