quinta-feira, 28 de maio de 2009

A CPI da Petrobras


A disputa dos postos-chave na CPI da Petrobras já provoca reflexos no plenário nesta quarta-feira. Sem o comando da investigação, PSDB e DEM anunciaram que pretendem fazer uma obstrução seletiva nas votações do Senado. É uma mudança de estratégia, já que a oposição já tinha ameaçado impedir todas as votações em plenário. PSDB e DEM pediram a inversão da pauta da Casa para votar a MP que trata do salário mínimo, a MP da distribuição de merenda escolar e deixar, por último, a proposta de criação do Fundo Soberano, de especial interesse do governo.
Cotado para presidir a CPI da Petrobras, o senador João Pedro (PT-AM) defendeu nesta quarta-feira que a comissão investigue a administração da empresa durante o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Segundo o parlamentar, a iniciativa faria parte da estratégia dos senadores aliados de fazer a "defesa" da Petrobras. A CPI foi criada por iniciativa da oposição, capitaneada pelo PSDB.
- Temos que investigar os gestores do governo Fernando Henrique, o acidente da plataforma P-36 e outros acidentes gravíssimos que aconteceram no governo anterior - concluiu.

2 comentários:

AAreal disse...

Ivanildo, é muita confusão. As ameaças de lado a lado não tem limites. O objeto da CPI já está totalmente misturado com objetivos políticos.

Alberto del Castillo disse...

Fui informado pelo Ivanildo que será publicado no Blog um artigo sobre João Cândido o Almirante Negro.
Assim como eventos da Proclamação da República chocaram o ovo de serpente que eclodiu na Revolta da Chibata, a sucessão de investigações armadas para ganho de favores e o desprezo pela opinião pública demonstrado pelos três poderes apontam para a gestação de um novo monstro que poderá colocar em sério risco o sistema democrático de nosso país.
O desrespeito á opinião pública é adubo potente para o crescimento da instabilidade social.
Alguém se lembra de 1964?
A aprovação do terceiro mandato pode ser o detonador para a bomba já montada pelos políticos.