domingo, 3 de maio de 2009

O Pré-Sal na Marina da Glória


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi à plataforma Cidade de São Vicente para a extração do primeiro óleo do Campo de Tupi, no pré-sal da bacia de Santos, como estava previsto, por questão de segurança, mas participou de uma cerimônia na Marina da Glória, na companhia do governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, (foto) durante a qual expressou todo o seu entusiasmo com os avanços da estatal. Ele afirmou que essa conquista da Petrobras equivale "à segunda independência do Brasil".
Mas, apesar do clima de comemoração, dividido com o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, o dia foi também oportunidade para Lula dar sua mensagem. Durante a solenidade comemorativa desse avanço, realizada no Rio de Janeiro, emoldurada por um claro tom político, o dirigente cobrou de seus ministros muita agilidade para concluir o novo marco regulatório para a exploração do pré-sal no país. E, em tom leve, chegou a dar um "pito"na Petrobras, dizendo que a empresa deve ter sempre em mente que ela pertence ao Brasil, e não o Brasil a ela. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, por sua vez, que participou do ato de extração em alto mar, voltou a defender a criação de uma nova estatal que seria a dona das reservas do pré-sal.
- Eu quero dizer para vocês, companheiros da direção da Petrobras, o meu orgulho de ter vocês como parceiros. Eu poderia falar "orgulho de ter vocês como subordinados". Mas (dirigindo-se à platéia) eles não obedecem. A gente define as coisas com eles e aí passam tres meses e, acontece? Não. A máquina é poderosa, mas aos poucos a gente vai compartilhando o enquadramento e fazendo com que a Petrobras perceba que ela é que é do Brasil, e não o Brasil que é dela. Ela vai percebendo aos poucos que o Brasil é maior do que ela, é mais importante e que ela só existe porque antes dela existia o Brasil - afirmou Lula.
___________________________________________________
- Na Marina da Glória, chefe ? Será que vão encontrar petróleo no fundo da Baía da Guanabara ?

3 comentários:

Hélio disse...

Como diz o Ivanildo, alvíssaras! Lula não falou em Dilma, nem consta que a Ministra tenha comparecido. Ainda bem.

AAreal disse...

Ivanildo, no fundo da Baía de Guanabara eles não vão encontrar petróleo e sim outra coisa mas essa outra coisa eles tem muito em Brasília e não precisam procurar lá.

Doutor Carlos disse...

Edson Lobão terá esfregado as garras de contentamento ao ouvir do preclaro chefe que terá mais uma estatal a encher de maranhenses. Pulha, mil vezes pulha. Tal como o acadêmico, autor dos Marimbondos de Fogo, seu padrinnho político, que, quem diria?, acabou Senador pelo Amapá, Lobão é o supra sumo da mediocridade como admnistrador. Só pensa naquilo: grana e pudê!