segunda-feira, 18 de maio de 2009

O Brasil Perdeu a Guerra


O Brasil perdeu a guerra contra a dengue. Fracassaram todos os programas governamentais para a erradicação do mosquito transmissor (Aedes aegypti) anunciados nos últimos 13 anos. A epidemia avançou e agora abrange uma área geográfica 2,3 vezes maior que em 1995. A zona de risco de epidemia estava circunscrita a 1.753 municípios mapeados pelo Ministério da Saúde. Em dezembro passado, ela abrangia 4.006 cidades. Significa que a dengue passou a dominar dois terços do território nacional.
Governos já chegaram a anunciar formalmente a erradicação do Aedes aegypti. A última vez que isso aconteceu foi em 1995, quando os hospitais registraram cerca de 50 mil casos de internações. Naquele ano houve apenas duas mortes por febre hemorrágica de dengue. Mas a realidade se impôs à propaganda oficial nos seis anos seguintes com um avanço da doença: em 2002 foram 697,9 mil doentes e 150 mortos. Uma nova escalada epidêmica começou em 2005.
O país convive com 2.040 novos casos de dengue por dia - mais de um por minuto, na média desde janeiro. Contaram-se 226,5 mil nos primeiros cem dias. A boa notícia é que esse número é 49% abaixo do registrado em igual período do ano passado, calcula o Ministério da Saúde.

3 comentários:

AAreal disse...

Ivanildo, como eu já disse antes, e a turma do governos preocupada com a gripe suína......

Alberto Caeiro disse...

Dengue, vergonha nacional.

Sotoro Nakama disse...

Se os fdp do Ministério da Saúde e da ANVISA tivessem gasto na prevenção da dengue o dinheiro que devem estar gastando com a estrutura para coibir a gripe porquina, não teria havido (e vai continuar havendo) tantas mortes no Brasil.