terça-feira, 22 de maio de 2012

A Palavra do Dia - Simbolismo


Simbolismo
O simbolismo foi uma manifestação literária, artística e especialmente poética surgida na França durante as últimas décadas do século XIX. O nome deve-se à tentativa feita pelos seus adeptos de resgatar os símbolos poéticos que, no seu entender, haviam desaparecido da poesia. No ideário do Simbolismo, os artistas eram considerados intérpretes da simbologia universal. Assim, as relações entre o mundo físico e o espiritual seriam por eles compreendidas e expressas através de metáforas, alusões e impressões vagas. O Simbolismo manifestava forte atração pelas artes esotéricas, pelo misticismo e por outras formas insólitas de religiosidade. Tecnicamente, essas ideias eram apresentadas mediante intenso jogo metafórico, desvios sintáticos, pontuação ritmada e até mesmo pela disposição gráfica dos poemas. Outro traço importante do Simbolismo era a busca e o emprego de termos incomuns. Tais recursos, porém, ao mesmo tempo que lhe davam uma personalidade única de estilo e produção, angariavam severas críticas, sendo os simbolistas não raro chamados de bárbaros, anti-intelectuais e fugitivos. Hoje, no entanto, é reconhecido que tais traços ou aspectos desse movimento representaram verdadeira ressuscitação de vocábulos e do próprio idioma, em vista do desgaste provocado pelo utilitarismo da linguagem. No Brasil, o movimento teve reduzida importância, sendo rapidamente absorvido pelo Parnasianismo. Os brasileiros de maior projeção no Simbolismo foram João da Cruz e Souza e Alphonsus de Guimarães.




>>Definição do iDicionário Aulete: 
sm.



  1  Qualidade do que é simbólico, do que se exprime por meio de símbolo: o simbolismo da bandeira/ da reverência ao sol.
  2  Qualquer sistema de símbolos ou convenções simbólicas, como o da lógica, o da matemática, o da linguistica.
  3  Liter.  Movimento literário surgido na França do final do séc. XIX como reação ao parnasianismo e ao naturalismo, distinguindo-se pela visão de mundo subjetiva, simbólica e espiritual, pela atitude entre reflexiva e afetiva, pela valorização da musicalidade verbal, da sugestividade e sutileza estética.
  4  Psic.  Modo pelo qual os desejos, conflitos e tendências inconscientes adquirem representação indireta e figurada, tanto no indivíduo como na cultura (na linguagem, nos mitos, costumes etc.).


 [F.: Do fr. symbolisme.]

Um comentário:

Alberto disse...

Recomendo o Dr. Cruz e Souza para os que não têm intimidade com a Língua Portuguesa. Ao conhecer seus poemas o leitor descobrirá a língua em trajes de gala.