quinta-feira, 24 de maio de 2012

A Palavra do Dia: Macabeu


Macabeu (23/05/2012)
‘Macabeu’ é o nome pelo qual são designados judeus que lideraram uma rebelião contra Antíoco Epifânio, monarca helenístico governador da Síria no século IV a.C. Também refere-se aos macabeus, família de sacerdotes judeus, descendente do sumo sacerdote Matatias Macabeu, que reinou na Judeia de 142 a.C. a 63 a.C. A palavra ‘macabeu’ parece deri¬var de uma raiz hebraica que significa ‘martelo’ e foi o nome dado a Judá, um dos filhos do iniciador da sublevação. A história dessa rebelião é o tema dos quatro livros dos Macabeus, considerados como Apócrifos, ou seja, livros religiosos cristãos que não se encontram na lista dos livros da Bíblia. Os dois primeiros livros datam do século II a.C., enquanto os outros parecem ser posteriores ao advento do cristianismo.



>>Definição do iDicionário Aulete:


 (ma. ca. beu)
a.
  1  Referente aos macabeus, família de sacerdotes judeus, descendente do sumo sacerdote Matias Macabeu, que reinou na Palestina de 142 a.C. a 63 a.C.
sm.
  2  Indivíduo dessa família.
  3  Rel.  Livros deuterocanônicos do Velho Testamento que contam a história dessa família [Neste caso, com inicial maiúscula e no plural.]
 [F.: do l at. Machabaeus, do gr. Makkabaîos, do heb. makabi. Fem.: macabeia]

3 comentários:

Carlos Eduardo Alves de Souza disse...

Curioso é que os franceses,no "argot", chamam "macabés" aos defuntos. Se alguém souber a razão de usarem essa expressão, por favor informe aqui - obviamente com a generosa permissão de nosso ilustre blogueiro.

Alberto disse...

Caro Carlos Eduardo
Na Idade Média artistas executavam danças representando a morte em cemitérios. Eram chamadas de Macabre ou Macchabées.
A palavra foi usada por barqueiros do Sena sempre que encontravam um cadáver flutuando (dançando)nas águas.

Alberto disse...

Os dois Livros dos Macabeus encerram o Antigo Testamento da Bíblia Católica. Não são Apócrifos. O fato de serem Deuterocanônicos significa que durante algum tempo, em certas comunidades não era aceito como inspirado pelo Espírito Santo.
Algumas seitas Protestantes desconsideram estes livros na sua Bíblia.
O verbete parece indicar que o Aulete era Protestante.