Blogueira americana cria galeria ‘Fatkini’ com imagens enviadas por leitoras
RIO - Com a intenção de protestar contra a “ditadura da magreza”, garotas com muitos quilinhos a mais do que o padrão mundial de beleza determina estão postando na internet fotos suas usando biquíni. Foi a blogueira americana Gabi Gregg, que escreve para o site “Xojane.com”, que teve a ideia de pedir a mulheres acima do peso que mandassem para ela imagens em que apareçam vestindo um traje de banho de duas peças. A própria criadora do movimento publicou uma foto sua para incentivar outras meninas.
Resultado: trinta e uma mulheres mandaram seus retratos para Gabi, que criou a galeria de fotos “Fatkini” - junção das palavras “gorda” e “biquíni”, em inglês.
“Nossa cultura é tão obcecada com 'o corpo perfeito' que a mera ideia de alguém como eu vestindo um traje de banho é chocante para a maioria”, diz a blogueira de moda no texto que acompanha o álbum das gordinhas. “Eu sei o quanto é inspirador ver pessoas com corpos parecidos com o meu se sentindo confiantes e felizes na praia, usando algo além de um vestido largo com estampa havaiana”, continua Gabi.
A moça, que postou a galeria nesta quinta-feira (24), tem recebido críticas duras na seção de comentários do site. Muitos leitores reclamam que, para Gabi, é fácil colocar seu corpo à mostra, pois ela não é “tão gorda assim”. A blogueira, porém, rebate as queixas: “Eu tenho consciência de que tenho um corpo privilegiado em algum nível, mas, só para constar: sou flácida, tenho estrias e celulites. Só não é possível ver tudo isso nas fotos que eu postei porque estou usando biquínis com calcinhas de cintura alta e também por conta da distância da câmera”
Nenhum comentário:
Postar um comentário