quinta-feira, 31 de maio de 2012

Mais uma Pesquisa...


Após dois procedimentos, marcadores de risco cardiovascular e colesterol diminuíram

RIO - Apesar de a prática de retirar sangue do organismo do indivíduo para tratar determinadas doenças ter sido abandonada no século XIX, por não apresentar grandes efeitos, uma nova pesquisa publicada na revista "BMC Medicine" demonstra que a sangria tem benefícios reais para pessoas obesas com síndrome metabólica. Duas sessões de retirada de sangue foram suficientes para melhorar a pressão sanguínea e marcadores de doença cardiovascular.
Síndrome metabólica é o nome dado a um grupo de problemas que afetam as pessoas que são obesas. Isso inclui resistência à insulina, intolerância à glicose, dislipidemia (níveis elevados ou anormais de lipídios no sangue) e hipertensão, e aumenta o risco de diabetes e doença cardiovascular. Sabe-se ainda que a acumulação de ferro no corpo também está associada à hipertensão e à diabetes, o que levou pesquisadores alemães a recrutarem pacientes com síndrome metabólica e os dividirem em dois grupos: um que passaria por retirada de sangue e outro de controle.
Os pacientes que tiraram sangue tiveram 300ml removidos no começo da triagem e entre 250ml e 500ml removidos quatro semanas depois. Seis semanas depois, tempo suficiente para o volume de sangue ser reposto pelo organismo, os pacientes apresentaram uma redução significativa na pressão arterial sistólica (de 148 mmHg para 130 mmHg), assim como uma diminuição dos níveis de glicose e da frequência cardíaca, além de uma melhoria nos índices de colesterol.
- A redução consecutiva dos estoques de ferro foi capaz de promover uma melhora nos marcadores de risco cardiovascular e controle glicêmico. Consequentemente, a doação de sangue pode prevenir não apenas o diabetes mas também doenças cardiovasculares para os obesos. Obviamente, este tratamento não pode ser aplicado em pessoas com anemia. Mas, para quem pode passar pelo procedimento, a doação de sangue pode prevenir a progressão de suas doenças - diz o professor Andreas Michalsen, do Charité-University Medical Centre, em Berlim e que liderou a pesquisa.

http://oglobo.globo.com/saude/retirada-de-sangue-pode-ter-beneficios-para-obesos-com-sindrome-metabolica-5061337#ixzz1wMDnjxvQ
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário: