- Craque diz que ficou surpreso com notícia e cumpre com todas as suas obrigações fiscais
- Atacante do Barcelona está com a seleção da Argentina
RIO - Treinando com a seleção da Argentina que disputou dois jogos pelas eliminatórias da Copa do Mundo e agora fará um amistoso contra a Guatemala, o atacante Lionel Messi foi surpreendido nesta quarta-feira com uma notícia vinda da Espanha. O fisco espanhol acusou o craque e o seu pai, Jorge Horácio Messi, de fraudes contra a Fazenda de mais de € 4 milhões (R$ 11,3 milhões) em suas declarações de renda em 2007, 2008 e 2009.
De acordo com a reportagem do jornal espanhol “El Pais”, Messi e o pai são acusados de três delitos. Um deles é transferir parte dos direitos de imagem do craque para contas nos paraísos fiscais do Belize e do Uruguai. Na época em que a fraude teria sido cometida, o Uruguai ainda era considerado um paraíso fiscal. Somente em 2009, ele foi retirado da lista da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Paralelamente, o jogador teria formado contratos de licenciamento, agenciamento e prestação de serviços com empresas localizadas no Reino Unido e na Suíça. Assim, vencimentos do jogador transitavam por estes países europeus e paraísos fiscais sem que eles fossem submetidos a qualquer tributação e “com total opacidade”, acusa a Fazenda pública espanhola.
De acordo com o ministério público da Espanha, foi constatado durante a investigação que “a iniciativa de fraudar partiu de Jorge Messi”, pai e representante do jogador. As acusações podem resultar na pena de prisão de dois a seis anos e multa que variam do dobro a seis vezes o valor do que foi fraudado.
Ao saber da denúncia, Messi se pronunciou através de sua conta no Facebook. Disse ter ficado surpreso com a notícia e que sempre cumpriu com suas obrigações fiscais.
- Ficamos sabendo pela imprensa das ações iniciadas pelo fisco espanhol. É algo que nos causou surpresa porque nunca cometemos nenhuma infração. Sempre cumprimos com todas as nossas obrigações tributárias, seguindo os conselhos de nossos assessores fiscais, que vão se encarregar de esclarecer a situação - disse o atacante.
Antes de sair de férias, Messi ainda terá mais um jogo a disputar nesta temporada. Na sexta-feira, o craque entra em campo para o amistoso contra a Guatemala. Nesta terça-feira, a seleção empatou com o Equador por 1 a 1, em Quito, e adiou a sua classificação para a Copa do Mundo do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário