domingo, 1 de março de 2009

Ivanildo Quer Invadir o INSS




Cerca de 200 famílias ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram, na madrugada deste sábado (28), a fazenda Espírito Santo, no município de Eldorado dos Carajás, sudeste paraense. As terras pertencem à Agropecuária Santa Bárbara, uma das empresas do Grupo Opportunity, pertencente ao banqueiro Daniel Dantas. (foto)
A coordenação do MST na região informou que a invasão foi um protesto às recentes declarações do ministro do STF, Gilmar Mendes, de que repasses de verbas públicas ao movimento são ilegais. Os sem terra garantiram que não houve violência durante a ocupação, e que os funcionários da empresa que opera naquela área têm livre acesso para entrar ou sair da propriedade quando quiserem. A manifestação de Gilmar Mendes foi o que provocou a invasão.
- Essa é uma ação em protesto às manifestações públicas de Gilmar Mendes "Dantas" - disse o coordenador da ocupação em Eldorado dos Carajás, Charles Trocate, fazendo um trocadilho ao incluir ao nome do ministro o sobrenome de Daniel Dantas.
Charles refutou as denúncias de que o movimento promoveu um quebra-quebra durante a invasão.
- Não quebramos, não estamos mantendo ninguém refém, não fizemos saques, coisas que sempre querem impingir aos sem terra - disse ele, justificando a invasão também com uma decisão de janeiro deste ano do juiz da vara Agrária de Santa Maria dos Barreiras, no Pará, Líbio de Moura.
- O juiz sentenciou que essa é uma fazendo inegociável porque é uma área de assoreamento um título que o Estado concedeu na década de 70 a alguns proprietários para que eles produzissem castanhas, mas o Daniel Dantas ganha dinheiro aqui com agropecuária. Sobre isso o Gilmar mendes não fala, não é ? - disse Trocate.
Os manifestantes pedem a desapropriação da fazenda para assentar famílias de agricultores. De acordo com a direção do MST, a invasão é pacífica. Policiais da Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá foram até o local. No entanto, segundo a assessoria de imprensa da Agropecuária Santa Bárbara, a situação na fazenda não é tranquila. De acordo com nota divulgada nesta sábado, os invasores assumiram o controle da entrada principal e destruíram vários equipamentos da propriedade.
A Fazenda Espírito Santo já foi invadida em dois outros pontos por cerca de 200 pessoas. De acordo com a empresa, com esta nova invasão pela entrada principal da propriedade, o grupo assumiu o controle da guarita e ninguém entra ninguém sai da fazenda.
____________________________________________________
Ivanildo:
- Chefe, esses caras estão agindo dessa maneira graças à pusilinamidade do Planalto. Os Ministros Tarso, Cassel e a Ministra Dilma já se pronunciaram a favor do MST, de uma forma muito sutil, conforme a matéria a seguir. Acho que vou reunir alguns infelizes aposentados como eu, e vou comandar uma invasão ao prédio do INSS.
E, outra vez, vaticinando:
- Isto vai acabar mal. Pelo menos devia acabar muito mal para eles, é claro.

Nenhum comentário: