Por todos os depoimentos, a polícia carioca foi corajosa e eficiente no combate aos traficantes da Rocinha que tentaram, no último fim de semana, invadir a Ladeira dos Tabajaras.
Parabéns para todos. Lamentavelmente, o êxito na repressão ao ataque dos bandidos não representa promessa de paz duradoura na região. Pelo visto, os traficantes da Rocinha têm olho grande no mercado de drogas de Copacabana, sinal de que o tráfico é próspero na ladeira.
Não é prosperidade recente. Alguns anos atrás, ganhou merecida fama uma senhora de 80 anos que incansavelmenteee filmava de sua janela o movimento da venda de drogas na área. As provas que colheu ajudaram a desmascarar uma quantidade de policiais envolvidos no tráfico. A velhinha da ladeira aposentou sua câmara e se mudou há alguns anos. Ela faz uma falta danada.
Toda a coragem e toda a eficiência mostrada pelos policiais esta semana talvez seriam desnecessárias se a venda de drogas na ladeira e suas cercanias não fosse rendosa a ponto de despertar a cobiça dos bandidos da Rocinha. A população local é uma ninharia perto dos 70 mil e tantos que vivem na potência invasora - mas cresce sem parar.
Um de seus braços já é visível há muito tempo na encosta atrás do Cemitério São João Batista, vas área aparentemente disponível para o assentamento irregular. Há informações de que a comunidade tabajara cresce também em direção à Lagoa Rodrigo de Freitas. Na mesma proporção deve crescer o olho grande dos traficantes da Rocinha.
A polícia fez o que devia e podia fazer. Cinco bandidos foram mortos, quatro saíram feridos, e a ordem foi restabelecida. Mas o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, teve a honestidade de admitir que tão cedo não se repetirá na favela a ação pacificadora intensiva que transformou a Favela Dona Marta, em Botafogo, numa comunidade pacífica e livre do tráfico. Não há policiais suficientes para a criação de uma unidade oacificadora como as instaladas em Botafogo e na Cidade de Deus.
Não é excesso de pessimismo concluir que a paz e a ordem foram devidamente estabelecidas - mas ambas são provisórias. E o fracasso da invasão da Ladeira dos Tabajaras, ironicamente, pode ter servido para fortalecer os traficantes locais. Alguém conhece uma velhinha com muita coragem e um bom binóculo ?
___________________________________________________
(O Globo, 27/03)
Um comentário:
Falta é uma ação radical: remover todas as favelas para habitações populares. Utopia? Sem dúvida mas basta dar um passeio no Google Maps e constatar a presença de um número assustador de favelas - politicamente correto chamadas de comunidades.Achar que os barrigudos PM ou os truculentos BOPES vão resolver o problema é conversa pra boi dormir.Quando a esperança de solução desse câncer se apoia numa velhinha e sua câmera, só basta fazer as malas e cair fora.
Postar um comentário