terça-feira, 24 de março de 2009

Eleições 2010 - Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Pernambuco e Ceará



Rio de Janeiro
O governador do Rio, Sérgio Cabral (foto), lidera as pesquisas de intenção de voto para 2010 em primeiro lugar nos dois cenários em que aparecem na pesquisa Datafolha, publicada nesta segunda-feira pelo jornal "Folha de São Paulo". Mas, de acordo com o levantamento, há hoje adversários com potencial para tentar impedir sua eventual reeleição. No primeiro cenário apresentado aos eleitores que participaram da pesquisa no Rio, os partidos mais representativos teriam candidato próprio e Cabral sairia na frente com 26%, o senador Marcelo Crivella (PRB) viria em seguida com 16%, acompanhado de perto pelo deputado Fernando Gabeira (PV), 15%, o deputado estadual Wagner Montes (PDT), 11%, e o ex-prefeito Cesar Maia (DEM), 10%, com uma margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, o que configura empate técnico entre quatro candidatos pelo segundo lugar.
Com os resultados obtidos nos cenários traçados, a pesquisa apresenta a conclusão de que Crivella, Gabeira e Cesar possuem força para enfrentar Sérgio Cabral.
Bahia
Na Bahia, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), cotado para vice da chapa da ministra Dilma Rousseff em uma candidatura à presidência, aparece em quarto lugar em pesquisa de intenção de voto para 2010. Os quatro cenários projetados apontam a liderança do atual governador do estado, Jaques Wagner (PT), que oscila entre 36% e 38% das intenções de voto. Em pesquisa espontânea, sem a apresentação de nomes, ele também se destaca, com 24%.
Distrito Federal
Na capital federal, o atual governador José Roberto Arruda (DEM), e seu antecessor, Joaquim Roriz (PMDB), encabeçam a disputa de 2010. Apesar de uma pequena vantagem do candidato democrata, eles estão tecnicamente empatados. Arruda aparece com 40% e 41% nos dois cenários em que é apresentado como candidato, enquanto Roriz conquista 35% e 36%.
Pernambuco
Em Pernambuco, o governador Eduardo Campos (PSB) e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) surgem tecnicamente empatados em dois dos quatro possíveis cenários apresentados.
Em um cenário sem candidato do PT, o ex-prefeito de Recife João Paulo, Campos tem 40% das intenções de voto e Jarbas, 34%. Nesta simulação, os dois estão em empate técnico.
Com o ex-prefeito João Paulo na disputa, a distância entre Campos e Jarbas diminui: o atual governador aparece com 34%, e Jarbas, com 31%. João Paulo surge em terceiro lugar, com 12%, em empate técnico com o ex-governador José Mendonça Filho (DEM), com 10%. Outros candidatos somam 6%.
Ceará
O atual governador do Ceará lidera com folga as pesquisas de intenção de voto para 2010 no estado, segundo a pesquisa do Datafolha. Nos dois cenários em que aparece, Cid Gomes (PSB) seria reeleito com mais de 15 pontos percentuais de diferença em relação ao segundo colocado.
Na pesquisa espontânea, em que não são dados os nomes de possíveis candidatos, Cid Gomes também lidera, com 20% das intenções de voto, seguido por seu irmão, o deputado federal e ex-governador Ciro Gomes (PSB).

Nenhum comentário: