terça-feira, 24 de março de 2009

Eleições 2010 - São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina



A mais de um ano e meio das eleições, o Datafolha divulgou neste domingo no jornal "Folha de S.Paulo" a primeira rodada das pesquisas de intenção de voto para governos estaduais em 2010.
São Paulo
O tucano Geraldo Alckmin, (foto) atual secretário de Desenvolvimento do estado e que derrotado ainda no primeiro turno a eleição para a prefeitura da capital paulista, , lidera com 41% das intenções de voto, contra 13% da petista Marta Suplicy, derrotada no segundo turno pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM).
O ex-prefeito Paulo Maluf (PP) conta com 12% das intenções de voto se as eleições fossem hoje, Luiza Erundina (PSB) tem 7%, Soninha Francine (PPS), 5% e Paulinho da Força (PDT), 3%. Campos Machado (PTB), Paulo Skaf (sem partido) e Ivan Valente (PSOL) aparecem com 1% das intenções, cada.
No cenário em que o candidato petista é o ex-ministro da Fazenda e atual deputado Antonio Palocci, Alckmin teria 45% das intenções de voto, contra 3% do petista. Nesta hipótese, Maluf (PP) teria 13%, Luiza Erundina (PSB), 9%, Soninha Francine (6%) e Paulinho da Força, 3%.
Minas Gerais
O ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), tem vantagem sobre os demais possíveis candidatos. Em quatro cenários pesquisados, Costa lidera com intenções de voto, com índices que variam de 37% a 43%.
O melhor desempenho do PT foi com o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, que tem entre 24% e 25%, dependendo do cenário. Quando o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias é incluído como o nome petista, não passa de 13% das intenções de voto.
O candidato do PSDB, Antonio Anastásia, vice-governador de Minas Gerais, não passa de 5%, independentemente dos cenários.
Rio Grande do Sul
A atual governador, Yeda Crusius (PSDB), aparece em terceiro lugar nas projeções. Com 9% das intenções de voto, Yeda fica atrás do ministro da Justiça, Tarso Genro (30%) e do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), que aparece com 27%.
Quando o nome de Tarso é trocado pelo ex-governador Olívio Dutra, Fogaça assume a ponta, com 30%, contra 24% de Dutra. Yeda mantém os mesmos 9%.
Tarso também lidera a disputa, segundo a pesquisa Datafolha, quando o candidato do PMDB passa a ser o ex-governador Germano Rigotto: 32% contra 18%. Yeda fica com 8%.
O PT também venceria a disputa se Dutra disputasse contra Rigotto: 27% a 20%. Yeda mantém os 8%.
Paraná
Tanto o senador Álvaro Dias quanto o prefeito de Curitiba, Beto Richa, ambos do PSDB, lideram a corrida com 39% das intenções de voto cada em dois cenários pesquisados. Em terceiro, aparece o senador Osmar Dias (PDT), com 27% e 31% das intenções, respectivamente. Nos cenários em que Osmar Dias é trocado pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT), os tucanos chegam a 52% e o petista não passa de 4%.
Santa Catarina
A deputada federal Angela Amin (PP) aparece como o principal nome ao governo de Santa Catarina, segundo o Datafolha. A ex-prefeita de Florianópolis lidera os três cenários pesquisados entre potenciais candidatos no estado, com índices que vão de 32% a 37%. Dário Berger (PMDB), Leonel Pavan (PSDB) e Ideli Salvatti (PT) têm índices que variam de 15% a 17% das intenções de voto.

Nenhum comentário: