domingo, 29 de março de 2009

Lula e Bocage



O presidente Lula voltou, neste sábado, em uma viagem ao Chile, a falar sobre sua polêmica frase de que a crise financeira foi causada por "pessoas brancas de olhos azuis". Numa reunião preparatória ao encontro do G-20 que ocorrerá na próxima quinta-feira, o presidente explicou que a frase se referia à situação dos imigrantes de países em desenvolvimento na Europa. Nesta mesma reunião estavam o premier britânico Gordon Brown e seu colega espanhol Jose Luis Rodriguez Zapatero.
Segundo ele, os trabalhadores da América Latina, do Leste Europeu, os indianos e os africanos serão os primeiros a perder o emprego e sentir o efeito da crise financeira, apesar de "não terem nada a ver com a crise".
- Eu estava falando inclusive da perseguição aos imigrantes nos países europeus - frisou.
Na quinta-feira, durante entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, o presidente disse que a crise foi "feita por ricos".
- Ela não foi gerada por nenhum negro, índio ou pobre. Essa crise foi feita por gente branca, de olhos azuis que antes da crise sabiam tudo e, agora, não sabem de nada - afirmou Lula.
As declarações de Lula tiveram destaque na imprensa internacional com repercussão negativa. Os jornais afirmaram que a frase causou constrangimento ao premier Gordon Brown.
___________________________________________________
Ivanildo comenta:
- O Presidente Lula é um tresloucado. Sobre esta explicação desvairada, como diria Bocage, a emenda saiu pior do que o soneto.
___________________________________________________
Manuel Maria Barbosa du Bocage, (1765-1805) poeta português, (foto) irônico, satírico, erótico e para alguns, até mesmo desbocado, em um dado dia recebeu de um autor de sonetos desconhecido um soneto para que ele fizesse uma revisão e desce sua opinião a respeito do mesmo e, caso fosse necessário que fizesse as devidas observações no soneto. Bocage, no alto de sua ironia, achou o soneto tão ruim que preferiu desqualificá-lo dizendo o seguinte: a emenda sairia pior que o soneto.

2 comentários:

Hélio disse...

Ivanildo, você foi muito comedido ao chamar o Lula de tresloucado. Ele é um imbecil total, um impulsivo idiota que vai falando sem pensar. Hoje, no Globo, vem a notícia de que ele agora está dizendo que os de olhos azuis são os yuppies de 30 anos. É, mesmo, uma BESTA! Mas, fazer o quê ? O povão, tão imbecil quanto ele, está adorando e lhe dando os não sei quantos por cento de popularidade.

Alberto del Castillo disse...

Neste ano de comemoração do bicentenário do nascimento de Charles Darwin, o presidente Lula em ato simbólico e de grande conteúdo científico fez um discurso, na presença de ilustre conterrâneo do sábio, aplicando princípios teóricos de sua última grande obra:
" A Expressão de Emoções nos Homens e nos Animais " publicada em 1872.
Mesmo não sendo tão divulgada quanto " A Origem das Espécies " publicada em 1859, esta obra é considerada um dos alicerces sobre os quais foi construída a psicologia moderna.
O Presidente Lula da Silva aplica no discurso "Brancos de Olhos Azuis" uma rara sensibilidade de encenação do princípio do instinto de preservação territorial dos animais.
Enquanto os animais demarcam fronteiras com excrementos ou secreção de glândulas especiais, os homens usam a expressão corporal e principalmente as palavras para atingirem o mesmo objetivo.
As palavras do Presidente são claras:
a) Vocês são alienígenas (brancos e olhos azuis), invadiram nosso território trazendo a calamidade da crise econômica.
b) Não contem com nosso apoio na reunião do G 20. Nós temos nossa agenda e os desenvolvidos têm obrigação de resolverem seus próprios problemas.