Em entrevista ao site do Globo, o ex-policial e pesquisador criminal Jorge Lordello dá dicas para evitar a ocorrência de um sequestro-relâmpago. Confira:
- Evite ter muitos cartões na carteira. É recomendável ter um cartão de crédito e outro normal.
- Não deixe um talão de cheque inteiro na carteira, o ideal é destacar duas folhas cruzadas.
- Carregue apenas os documentos necessários. Por exemplo, se usar a nova carteira de habilitação, que tem todos os dados necessários, dispense outros documentos.
- Procure o gerente do seu banco e peça para ele inibir no caixa eletrônico o acesso a dados sobre cheque especial e aplicações financeiras. Assim, você limita a informação sobre o seu dinheiro para terceiros.
- Pessoas com maior poder aquisitivo devem ter uma conta em um banco popular, em que faça o pagamento das contas do dia-a-dia.
- O seqüestro relâmpago normalmente é feito a partir do fim da tarde. Evite usar caixas eletrônicos nesse período.
- É comum parar o carro, por curtos períodos, para ir a padarias, locadoras, etc. Isso facilita a abordagem dos bandidos. Evite ficar parado dentro do carro à toa, esperando alguém. Se necessário, procure estabelecimentos que ofereçam mais segurança, com estacionamentos próprios.
- Evite estacionar o carro próximo ao caixa eletrônico. Os criminosos adeptos do seqüestro relâmpago circulam por ali.
- Evite sacar dinheiro várias vezes por semana.
2 comentários:
Caro Jorge Lordello
Seus conselhos são para minimizar os efeitos do sequestro relâmpago.
Nem uma palavra informa como evitar o sequestro.
Para uma pessoa com o QI dos vermes do Muro de Berlim é fácil entender que a vítima nada pode fazer para evitar o evento.
Esta ação cabe à polícia.
É ridículo passar esta responsabilidade para a população.
Essas dicas aqui só vai servir para alguém que já foi abordado e se depois de abordado não tiver nada disso, a ira dos sequestradores pode ser maior e o pior, obrigar a pessoa a pegar tudo aquilo que ela não tem naquele momento. A melhor dica é: Observar e ficar atento, antes de entrar no carro. Sempre olhar no retrovisor do carro para ver se não está sendo seguido. Ao chegar e sair dos caixas eletronicos, observar quanto a pessoas lhe observando. Colocar um corta corrente na parte de trás dos acentos e no porta malas, para se necessário e tiver oportunidade, acioná - lo próximos a barreiras policiais, postos e viaturas policiais sem os vagabas perceberem, Etc.
Postar um comentário