sábado, 28 de março de 2009

Pacote Habitacional do Governo: Caminho para a Crise - Adolfo Sachida


É um absurdo o governo estimular que pessoas sem renda comprem imóveis. Foi extamaente assim que começou a crise americana, e o Brasil vai pelo mesmo caminho. O governo vai dar casas praticamente de graça para a população de baixa renda, e pergunto: quem vai pagar a conta?
O governo brasileiro está saqueando o FGTS. Só tenho um comentário nesse ponto: quando ocorrer uma recessão e os trabalhadores forem sacar dinheiro do FGTS, vão descobrir que o governo já gastou tudo com populismo. Não tem dinheiro no FGTS para tanta festança.
O governo vai estimular a fusão de grandes construtoras em dificuldades, isso é outro erro. Afinal, diminui a competição e torna o preço dos imóveis mais caros.
Ao invés de malabarismos absurdos, sugiro uma medida muito mais simples para acabar com o problema da falta de moradias: basta ao governo dar de graça os terrenos. O Estado é o maior proprietário de terras do país, basta dar de graça os terrenos e o preço das casas desaba. Com menos de R$ 20.000 é possível construir uma casa, desde que o terreno já tenha sido dado. Se o governo quer mesmo acabar com o problema da moradia, basta parar de "negociar" terrenos em troca de favores, e dar logo esses terrenos para a população.
Outra medida que ajuda a diminuir o problema das moradias: diminuir a absurda legislação referente ao uso do solo urbano. Essa legislação é a principal responsável pelo custo altíssimo de imóveis em várias partes do país.
Por fim, temos que lembrar que dar o terreno significa dar o direito do proprietario vender o terreno caso queira. Dar terrenos públicos (o que deve ser feito mediante sorteio para qualquer pessoa que queira, independente da renda) e diminuir a legislação referente ao uso do solo urbano são a chave para acabar com o problema de escassez de moradias no Brasil. Em contrapartida, dar uma casa e arcar com o ônus financeiro é o caminho para a crise.
___________________________________________________
- Legal, chefe, a foto do castelo do deputado Edmar Moreira, né não ?
___________________________________________________
(Adolfo Sachida é professor de Macroeconomia da Universidade Católica de Brasília)

2 comentários:

AAreal disse...

Boa idéia essa do Sachida. Mesmo não conseguindo resolver o grande problema, certamente vai ajudar bastante. Queria entender como seria o sorteiro. Lembro que os Bingos estao proibidos pelo governo.

F. Celeti disse...

Gostam de liberdade: www.libertarios.com.br