segunda-feira, 30 de março de 2009

DSSTC - Dicas de Sobrevivência na Selva do Trânsito Carioca - Jorge Eduardo

4 – Prestar atenção às motos.
Mais vale um motoqueiro atrás do que um na frente. Se ele levar um tombo, vai sobrar para quem vem atrás dele. Como essa praga aumenta em progressão geométrica nenhum deles fica atrás. Fluidos e abusados, se acontecer de um cair na sua frente, vai ser delegacia na certa. Fique de olho neles, diminua a marcha, abra mais espaço e esteja preparado para desviar ou frear. Bater num meio fio ou levar uma pregada na traseira dói muito menos do que um processo por homicídio. Nessa turma das duas rodas as bicicletas são perigosíssimas. Eu mesmo aos 20 anos atropelei um rapazinho entregador de flores.. Ele pedalava junto ao meio fio,na mesma direção que eu. Bruscamente, resolveu voltar virando na minha frente. Apesar de haver desviado e freado, ainda assim a traseira do carro pegou ele. Parei e voltei de ré para prestar socorro. O rapaz ,caído e desacordado, sangrava pelo ouvido. Não deixei que tocassem nele. Socorrido e levado para o Miguel Couto, constatou-se: fratura de crânio. Depois de muito tempo internado, recuperou-se, felizmente. Autuado em flagrante e processado, fui depois de muito tempo, inocentado de culpa, graças a uma senhora que assistiu a tudo, pois seu carro vinha logo atrás de mim e ela insistiu em testemunhar a meu favor.Bicicletas são quase invisíveis e não estão “nem aí”para leis ou regras, sinais, mão de rua, pedestres de qualquer sexo ou idade. Nesse vale tudo, quem levará a pior, poderá ser você.

5 – Não buzine. Freie
O tempo do reflexo de buzinar para um pedestre distraído ou um carro saindo de uma vaga, é o mesmo que se leva para pisar no freio. O pedestre pode ser surdo e o cara no carro está com vidros fechados. E aí? Com, ônibus, vans e táxis, não adianta nada buzinar. Eles entram sempre, com o “sai-sai” ( pisca-pisca) ligado. Freie, ficando de olho, também, no carro que vem atrás. Se a situação for mais séria, freie e buzine. Mas freie antes.

6 – Olhar o mais longe possível.
Olhando bem longe, você pode se preparar para o que vai acontecer. Exemplo: sinal que está verde vai fechar. No amarelo é que reside o perigo: do outro lado há sempre apressadinhos saindo antes da hora. Outro exemplo: ver o que está acontecendo lá na frente e constatar uma retenção tipo acidentes ou blitz, que são mais do que corriqueiros. Vá tomando posição para se livrar sem problema. Caso contrário, corre-se o risco de ficar entalado e precisar se meter na faixa ao lado, forçando a barra, pois é raro alguém deixar entrar. Mudar de faixa é sempre arriscado e pode dar encrenca. Um arranhãozinho de nada no carro que jogou duro com você, vai gerar um problemaço. Ficar de olho no carro à frente do que está à frente do seu, permite antever os acontecimentos. Os insulfilms dificultam olhar através dos vidros, principalmente durante o dia. À noite, melhora um pouco, dando para ver as luzes de freio, caso estejam funcionando.
___________________________________________________
Próximas dicas: Celular - pedestres – espelhos – visão – chuva – fazer-se notar - à noite - velocidade - mecânica .

Nenhum comentário: