segunda-feira, 9 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher no Rio



Uma passeata organizada pelo grupo "Mulheres da Paz", que integra o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), marcou o início das comemorações do Dia Internacional da Mulherr neste domingo, na orla de Copacabana. (foto) O "Mulheres da Paz" atua dando apoio para mulheres e jovens em situações de risco em áreas violentas. De acordo com o site G1, participam da mobilização deste domingo integrantes de 18 comunidades carentes.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do estado, Benedita da Silva, prestigiou a manifestação. Com flores, dança do ventre e bandeiras cor de rosa, os participantes da caminhada pediram mais segurança, justiça e respeito à dignidade das mulheres.
Para a delegada da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (Dpam), Inamara da Costa, a expectativa para 2009 é continuar baixando os casos de violência contra a mulher. Segundo ela, além das mulheres, toda a sociedade deve se engajar nesta luta.
- Em 2008, os registros caíram em relação à 2007. Foram 35 mil registros, contra 39 mil. Apesar da queda, o índice ainda é muito alto - disse a delegada.
De acordo com Inamara, a redução se deve às mudanças na lei, devido à implementação da Lei Maria da Penha, que prevê, entre outras medidas protetivas, o pedido de prisão preventiva, já na primeira queixa. Às 16h, no jogo entre Vasco e Friburguense, em São Januário, os jogadores levantarão uma faixa pedindo o fim da violência contra a mulher.

Nenhum comentário: