quinta-feira, 5 de março de 2009

Administração de Serviços - Paulo Moraes

Pouca gente sabe que a profissão de Administrador no Brasil é regulamentada pela lei nº 4769 de 9 de setembro de 1965.
Dentre suas atividades temos: Análise, assessoria e consultoria financeira, de bens e valores capitais, controladoria, administração de bens, de imóveis, hoteleira, condomínios entre outras.
Mas o mais surpreendente são os acontecimentos na área de serviços. Aquela em que leigos “se metem” a dar palpites e ordens, e têm certeza de que entendem. E o mais impressionante é que isso acontece com pessoas de alto nível, principalmente, com profissionais gabaritados que deveriam respeitar não só a sua, mas também a profissão dos outros.
Nesses meus anos de experiência na área já passei por casos pitorescos como o de um chefe que resolveu que se deveria retirar uma coluna que ficava no meio de uma sala e atrapalhava o espaço disponível. Passei vergonha com o arquiteto contratado e tive que explicar ao chefe, na frente do arquiteto, que se tirássemos a coluna, a parte de cima do prédio cairia.
As pessoas confundem a administração do seu lar com a Administração. E assim acham que sabem tudo e dão os palpites mais absurdos do mundo.
Os Conselhos Regionais e o Conselho Federal de Administração divulgam a categoria, mas de forma modesta. Entendo que deveriam fiscalizar mais e usar a mídia para fortalecer a profissão.
Se me pedirem que faça a defesa de um caso num tribunal, se me pedirem que trate de um dente ou se pedirem para eu diagnosticar uma doença no intestino, juro que não tentarei.
Vocês conhecem a “historinha” dos três órgãos do corpo humanos discutindo qual era o mais importante? Qualquer dia eu conto.
___________________________________________________
Paulo Moraes é Administrador e Economista.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gente que se acha entendida em tudo e se intromete na profissão alheia é mesmo "a pain in the neck", pra não dizer "... in the ass", pois ficaria deselegante.

Anônimo disse...

A presença de administradores também se faz presente no gerenciamento de projetos multidisciplinares envolvendo execução de obras, controle financeiro e de obrigações contrtuais etc.