sábado, 6 de julho de 2013

Papas João Paulo II e João XXIII vão se tornar santos

Francisco aprova segundo milagre atribuído ao Pontífice polonês falecido

  • A data das canonizações ainda não foi divulgada


Papa João Paulo II na Basílica de São Pedro em 2004
Foto: PAOLO COCCO / AFP
Papa João Paulo II na Basílica de São Pedro em 2004 PAOLO COCCO / AFP
VATICANO - O Papa Francisco acelerou a canonização de João Paulo II ao aprovar um segundo milagre atribuído ao Pontífice polonês falecido. Além disso, Francisco decidiu santificar João XXIII, embora não tenha sido constatado um segundo milagre de sua intercessão. De acordo com informações do Vaticano, o Papa argentino aprovou um decreto de canonização nesta sexta-feira.
Na terça-feira, uma reunião de cardeais e bispos da Congregação para as Causas dos Santos aprovou o segundo milagre relacionado a Karol Wojtyla. A congregação considerou cientificamente inexplicável a recuperação de uma enfermeira ocorrida em 1 de maio de 2011. Nesse mesmo dia, mais cedo, João Paulo II havia sido beatificado devido a um outro milagre, no processo mais rápido ocorrido nos últimos 500 anos na Igreja.A cerimônia de canonização está prevista para antes do fim do ano. Foi mencionada a data de 8 de dezembro como uma possibilidade, quando se celebra o Dia da Imaculada Conceição, um importante feriado religioso para os católicos.
Não foram dados detalhes sobre o novo caso, aprovado pela comissão médica que assessora a congregação, mas a paciente sofreria de uma doença incurável e teria rezado pela intercessão do falecido Papa.
Woytila foi um Papa extremamente popular e morreu em 2005, aos 84 anos, após vários problemas de saúde. O primeiro milagre a ele atribuído está relacionado a Marie Simon-Pierre, uma freira francesa que em 2001 recebera o diagnóstico de mal de Parkinson, uma doença degenerativa sem cura.
João XXIII, que foi líder da Igreja Católica entre 1958 e 1963, morreu há quase 50 anos e foi beatificado em 2000. Francisco o considera um modelo de santidade por sua simplicidade e bondade.


Um comentário:

Alberto disse...

Foi divulgado pela imprensa que o segundo milagre seria a cura de um aneurisma cerebral e que a emoção da paciente e dos médicos que a atendiam ocasionou a conversão de todos os envolvidos.
João XXIII e João Paulo II tão diferentes em temperamento são gêmeos no amor ao próximo,humildade e dedicação irrestrita à Igreja.