quinta-feira, 18 de abril de 2013

Nova Zelândia legaliza casamento gay



  • É o primeiro país na região Ásia-Pacífico e o 13º do mundo a aprovar a união homossexual
  • Nova legislação recebeu 77 votos a favor e 44 contra


Defensores dos direitos dos homossexuais comemoram aprovação da lei em Wellington, na Nova Zelândia
Foto: Marty Melville / AFP
Defensores dos direitos dos homossexuais comemoram aprovação da lei em Wellington, na Nova Zelândia Marty Melville / AFP
WELLINGTON - Em uma votação histórica do parlamento, a Nova Zelândia tornou-se o primeiro país na região Ásia-Pacífico e o 13º do mundo a legalizar o casamento homossexual. O projeto de lei, que altera os textos que regem o casamento no país desde 1955, recebeu 77 votos a favor e 44 contra. A proposta deve entrar em vigor em agosto.

O projeto foi rejeitado pela Igreja Católica e por alguns grupos conservadores religiosos, políticos e sociais que fizeram campanha alegando que a união gay prejudicaria a instituição da família. A lei deixa claro que o clero pode se recusar a presidir casamentos homossexuais, se considerar que fazê-lo entra em conflito com as suas crenças.- Dois terços do parlamento votaram pela igualdade no casamento - disse Louisa Wall, do Partido Trabalhista. - Isso mostra que estamos construindo nosso país na base dos direitos humanos.
Segundo a ONG Human Right Watch (HRW), treze países autorizam o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A Dinamarca foi o primeiro país que aprovou as uniões civis, em 1989.A Austrália, vizinha da Nova Zelândia, rejeitou a legalização do casamento gay em setembro passado.


Um comentário:

Sheik Tosse disse...

Vamos combinar que casamentos de homos não é mais notícia importante.
Vamos falar de artes , ciências e filosofia.