domingo, 28 de abril de 2013

Maracanã reabre com festa no primeiro teste antes da Copa das Confederações e do Mundial-2014


Amigos de Rinaldo vencem Amigos de Bebeto por 8 a 5

  • Cambistas venderam ingressos por até R$ 100 e dois foram detidos
  • Trânsito na chegada ao estádio foi intenso, com reflexos pela cidade

Dentro do estádio, o torcedor já entra no clima de Copa Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo
Dentro do estádio, o torcedor já entra no clima de Copa Fabiano Rocha / Agência O Globo
RIO - O Maracanã enfim reabriu, após dois anos e sete meses de obras que custaram R$ 859,4 milhões, na contabilidade do Tribunal de Contas da União, que ainda não acabaram. A partida entre amigos de Bebeto e Ronaldo, ex-jogadores da seleção brasileira e hoje integrantes do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014, foi o primeiro evento-teste para a Copa das Confederações, com operários que trabalharam na reforma do estádio como convidados da festa, cuja ocupação limitou-se a 30% da capacidade do estádio. O pontapé inicial foi dado às 19h20m pelo primeiro operário contratado para a obra, o soldador Antonio Pereira. Um minuto depois a ex-bandeirinha Ana Paula Oliveira, árbitra do jogo, autorizou o início.
- Aqui foi o maior palco em que já joguei em toda a minha vida. Jogar no Maracanã sempre foi muito especial - comentou Bebeto.
Ronaldo também parecia emocionado de estar na reabertura do estádio:
- O Maracanã está lindo. Com certeza será um dos estádios mais lindos do mundo - elogiou.
A presidente Dilma Rousseff chegou pouco depois das 18h, assim como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ambos convidados do governador Sérgio Cabral. Ao lado deles nas tribunas especiais, o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
BALANÇO DO TESTEPontos positivos e negativos
- Foi um bom evento-teste, mas ainda temos coisas para acertar. Uma delas são as bombas de água, que deixaram alguns banheiros sem abastecimento. Um dos elevadores não funcionou, dos quatro que foram testados. O saldo, porém, foi positivo - analisou ícaro Moreno, presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop).
Na partida festiva, Bebeto, que chegou a anunciar na véspera que reeditaria a dupla ofensiva da seleção que conquistou o tetra em 1994, na Copa do Mundo dos EUA, fez par no ataque com Washington, o Coração Valente. E foi de Washington o primeiro gol, aos 15 minutos da etapa inicial: ele marcou de cabeça, aproveitando cruzamento da direita de Bebeto. Do outro lado, Renato Gaúcho formou o ataque com Ronaldo.
Foi um show de gols. Os Amigos de Ronaldo venceram os Amigos de Bebeto por 8 a 5. O Fenômeno marcou dois, um deles em bela jogada individual, ao driblar o zagueiro Donato com um elástico e bater cruzado de canhota. Já Bebeto fez o dele de pênalti, no último lance da partida. No decorrer do jogo - que teve primeiro tempo com 45 minutos e etapa final mais curta, com 40 - foram feitas muitas substituições. Confira como foram as escalações das equipes no início:
Amigos do Ronaldo: Zetti, Claudio Guadagno, Aldair, Gonçalves e Serginho; Amaral, Giovanni e Djalminha; Renato Gaúcho, Ronaldo e Naldo (o cantor).
Amigos de Bebeto: Carlos Germano, Jorginho, Alexandre Torres, Fábio Luciano e Lira; Mauro Silva, Júnior, Zinho e Roger; Bebeto e Washington.
Shows antes do jogo
Antes de a bola rola, apresentações de Naldo, Martinho da Vila, Neguinho da Beija-Flor e Preta Gil animaram a plateia. Um dos momentos que mais mexeram com o público foi quando Preta Gil cantou "Aquele Abraço", do pai dela, Gilberto Gil.
- O Maraca é nosso! - gritou a cantora, para delírio do público, que em seguida cantou junto com Martinho da Vila a canção "Cidade Maravilhosa".
Em seguida o Hino Nacional foi interpretado por Fernanda Abreu, Eduardo Dusek, Sandra de Sá e Ivan Lins, vestidos com as camisas dos quatro grandes clubes cariocas: Vasco, Botafogo, Flamengo e Fluminense, respectivamente.
Trânsito ficou complicado
As ruas do entorno foram fechadas ao trânsito de carros particulares às 16h. O trânsito na Praça da Bandeira e na Avenida Radial Oeste é lento. Na Tijuca, motoristas enfrentam problemas nas ruas Conde de BOnfim e Doutor Satamini, entre outras. Os reflexos podem ser sentidos na Zona Sul, em ruas de Laranjeiras e Botafogo e no Túnel Santa Bárbara.
A interdição das ruas do entorno vai até 22h. Além do viaduto Oduvaldo Cozzi, estão fechadas a Rua Professor Manoel de Abreu, no trecho entre a Rua São Francisco Xavier e a Avenida Radial Oeste; a Rua Professor Eurico Rabelo, entre a Avenida Maracanã e a Avenida Professor Manoel de Abreu; o Viaduto de São Cristóvão; a Rua Paula e Souza; a Rua Mata Machado; a Rua Luiz Gama; a Rua Visconde de Itamarati; a Rua Isidro de Figueiredo; a Rua Artur Menezes; e a Rua Conselheiro Olegário.
Para este sábado eram esperadas 27.500 pessoas, um terço da capacidade total do Maracanã, que é agora de 78.838 lugares. A Fifa determina que o primeiro evento-teste tenha somente 30% da capacidade. No segundo, que deverá ter venda de ingressos, em 15 de maio, o público será de 50% do que o estádio suporta (ainda não foi definido qual será a partida). No terceiro e último teste, serão vendidos todos os ingressos. O evento está marcado para 2 de junho, amistoso entre a seleção brasileira e a Inglaterra.


Nenhum comentário: