terça-feira, 16 de abril de 2013

Explosões deixam dois mortos em Maratona de Boston


Pelo menos 23 pessoas ficaram feridas; Itamaraty confirma que não há registro de brasileiros entre mortos

  • Fontes policiais confirmaram que dois outros explosivos foram encontrados e desativados

Médicos ajudam feridos após as explosões
Foto: Charles Krupa / AP
Médicos ajudam feridos após as explosões Charles Krupa / AP
BOSTON — Pelo menos duas pessoas morreram e mais de 23 ficaram feridas após duas explosões na Maratona de Boston na tarde desta segunda-feira, três horas depois de os vencedores cruzarem a linha de chegada. Espectadores atingidos foram levados para a tenda médica que tinha sido montada para cuidar dos corredores. Fontes policiais confirmaram que dois outros explosivos foram encontrados e desativados. A FAA, autoridade de aviação civil americana, ordenou a suspensão do tráfego aéreo na área das explosões. O Itamaraty confirmou que não há registro de brasileiros entre mortos - pelo menos 130 estavam inscritos na prova.

As explosões ocorreram no momento em que milhares de corredores terminavam a 117ª edição da maratona, considerada a mais antiga do mundo, disputada desde 1897, e com cerca de 27 mil participantes. Além da concentração de atletas e espectadores devido à prova, a biblioteca pública de Boston e hotéis de 4 e 5 estrelas ficam localizadas no mesmo perímetro.Há informações desencontradas sobre uma terceira explosão na Biblioteca Pública John F. Kennedy: embora algumas agências tenham confirmado uma explosão no local, o diretor da biblioteca afirmou que um incêndio ocorrido horas antes não teria aparentemente qualquer ligação com o incidente.
O chefe da emergência do hospital geral do Massachusetts, Alasdair Conn, informou que pelo menos seis pacientes atingidos estão em estado grave. A instituição recebeu ao menos 19 dos feridos. A polícia local pede para que todos que tenham filmado o momento da explosão entrem em contato, para buscar pistas.
Pouco após o incidente, a Casa Branca informou que o presidente Barack Obama foi informado do caso e irá fornecer toda a assistência necessária. Segundo a Fox News, Obama ligou pessoalmente para o prefeito de Boston, Tom Menino, e para o governador de Massachusetts, Deval Patrick, para expressar sua preocupação e oferecer ajuda do governo federal. O governo de Nova York mobilizou unidades antiterroristas para proteger seus monumentos.
O vice-presidente Joe Biden, em uma conferência telefônica sobre as propostas para reforçar as leis sobre armas, ofereceu suas orações ao reagir a imagens de televisão vindas de Boston.
- Enquanto eu estou falando, eles ligaram a televisão aqui no meu escritório. Aparentemente foi uma bomba. Não conheço nenhum detalhe sobre o que causou isso, sobre quem fez isso. Mas nossas orações estão com as pessoas em Boston que sofreram ferimentos.
A organização da Maratona de Boston também se pronunciou via Facebook, confirmando o incidente:
"Duas bombas explodiram perto da linha de chegada na maratona de hoje. Estamos trabalhando com o poder público para entender o que aconteceu exatamente."
Imagens mostraram muita fumaça saindo de uma calçada e as pessoas correndo. Um produtor da CNN que participava da corrida disse que a segunda explosão aconteceu 10 segundos depois da primeira.


Um comentário:

Alberto disse...

A comemoração do Dia do Patriota, marcando a data dos primeiros tiros disparados na revolução contra a Inglaterra teve um número de baixas próximo das verificadas nas Batalhas de Lexington e Concord.
Fazemos votos de uma rápida volta a normalidade da grande cidade de Boston, centro de referência cultural para o mundo.
Às famílias vitimadas por esta barbárie enviamos nossos sentimentos.
Ao(s) desvairado(s) assassino(s) desejamos que sejam escluídos do convívio social o mais rápido possível.