segunda-feira, 23 de março de 2009

O Preço da Gasolina



Por enquanto, nenhum sinal de redução nos preços da gasolina. Foi o que disse o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.
(foto) Desta vez, a justificativa para manter os preços altos foi além. Agora a culpa é do excesso de impostos e também dos intermediários.
- O preço da gasolina na porta da refinaria custa 1 real o litro, o resto são impostos e margens dos comerciantes - disse Costa, em entrevista à Reuters.
Como mostrou o balanço da companhia no último trimestre, em meio à crise internacional, com grande parte das empresas mundiais tendo prejuízo, inclusive as petrolíferas, a Petrobras teve lucro recorde.
É o consumidor comum brasileiro subsidiando nos postos de gasolina os resultados da empresa. Imaginem o impacto que a redução teria no orçamento mensal de uma família. Se a economia fosse de singelos R$ 30 por mês, já seria suficiente para comprar à prazo um bem durável, como um eletrodoméstico, ou simplesmente, abater dívidas.
Além disso, a redução também traria a inflação para baixo, e abriria espaço para mais cortes de juros por parte do Banco Central.
___________________________________________________
Ivanildo:
- Chefe, em 20 de março, o leitor Hélio escreveu que considerando os entraves burocráticos, o preço da gasolina não iria cair logo. E que quando fosse cair, o barril de petroleo já teria subido outra vez. Ele estava certo, né não ?

Um comentário:

Anônimo disse...

Ivanildo, obrigado por me lembrar. Eu não disse ? O preço da gasolina não vai abaixar nunca !