sábado, 21 de março de 2009

Não Tem Mais Desculpa para Errar



O presidente da Academia Brasileirade Letras (ABL), Cícero Sandroni, entregou nesta quarta-feira aos ministros Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Fernando Haddad, da Educação (foto) e Juca Fereira, da Cultura, a 5ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP). A nova edição, que já incorpora a novas normas ortográficas que entraram em vigor no dia 1º de janeiro. Essa é a quinta edição do vocabulário.
O Volp, como o vocabulário é chamado na Academia Brasileira de Letras (ABL), vai resolver as dúvidas que os brasileiros carregam desde o primeiro dia da entrada em vigor do acordo ortográfico, em 1º de janeiro. Editado pela Global, a obra demorou quatro meses para ficar pronta e será vendida a R$ 120.
O volume, de 887 páginas, contém 349.737 palavras, apresentadas sob forma de lista em ordem alfabética. O vocabulário ainda tem a classificação gramatical de cada palavra, inclusive de cerca de 1,5 mil estrangeirismos.
A quinta edição do Volp ficará à venda a partir desta quinta-feira. Sandroni garantiu que o preço cobrado será baixo, mas não mencionou o valor, que será definido pela editora responsável pela publicação. As quatro edições anteriores foram gratuitas, lembrou Sandroni.
De acordo com o ministro Fernando Haddad, o MEC pretende enviar, ainda neste semestre, pelo menos um exemplar do Volp a cada escola pública do país.

Nenhum comentário: