quarta-feira, 4 de março de 2009

Desanimações de 2009 - Jorge Eduardo

Anteontem,digitei dois comentários sobre a matéria “Como melhorar a imagem” e a charge “Carnaval 2009”.Pensei haver clicado corretamente no “publicar” mas nenhum deles chegou à redação do Bob’s Blog. Certamente foi culpa da minha inabilidade em lidar com o computador. Trocando imeils com o Editor, combinamos publicar na edição de 4 de março, sendo que me foi dada a liberdade de escolher um título.
Ficou assim:

Desanimações de 2009

Como melhorar a imagem
Ditadura, nem pensar. Mas, deixa estar que uma "dissoluçãozinha" do Congresso até que não seria de todo má.
Esses inúteis querendo melhorar a enlameada imagem, parece piada. Não fazem outra coisa senão cuidar deles mesmos. Mensalões, verbas indenizatórias, recessos, castelos, "farinha pouca, meu pirão primeiro".
O ideal seria botar todo mundo na rua, mandar lavar tudo com creolina e tentar preencher de novo com recheio patriota, honesto, trabalhador, preparado, criativo. Quem sabe?
Mais uma utopia ou um desânimo ?

Carnaval 2009
Só hoje, 2 de março, é que o Brasil começa a encarar 2009, já de olho na Semana Santa, depois dessa praga chamada Carnaval. Todo ano é a mesma coisa. É a consagração do mau gosto e da cafonália. Não faltam exaltações tipo "O maior espetáculo da Terra" ou outras brasileiradas do mesmo calibre. Na realidade é uma enorme produção sem nenhum objetivo nem sentido, senão o desperdício de energia. E que não para de crescer.
Aqui no Rio, a coisa se reduziu às enfadonhas e monocórdias escolas (?) de samba e aos famigerados blocos - em torno de 400 - com multidões suarentas, urinantes e embriagadas atrás da abjeta invenção baiana mandando um volume de quebrar vidraça. Quem não gostar que se dane.
Tudo que acontece no carnaval, nem que seja uma só vez, vira logo tradição. É o que basta. O tal do Monobloco, nascido há pouco tempo, não demora muito, vai "desfilar" no Santos Dumont e depois no Galeão.
Quero ver como será no ano da Copa. Carnavalescos e vadios, os brasileiros irão se aglutinar num patriotismo ridículo, amarelo-esverdeando tudo que encontrarem pela frente.
Com a sólida predominância desses dois valores improdutivos, carnaval e futebol, nossa pobre "Vulgária", avacalhada e corrompida pelo lulopetismo, irá acabar no fundo do poço da História.
Que desânimo...

Nenhum comentário: