quinta-feira, 19 de março de 2009

Ainda a Operação Satiagraha



A Polícia Federal (PF) indiciou criminalmente o delegado Protógenes Queiroz, (foto) responsável pela primeira fase da Operação Satiagraha, pelos crimes de quebra de sigilo funcional e violação da Lei de Interceptações. Na avaliação da PF, o delegado revelou dados sigilosos a agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e usou de meios irregulares para fazer as escutas. Apesar do indiciamento, o Ministério Público Federal (MPF) é que vai decidir se oferece denúncia contra o delegado.
Protógenes foi ouvido na terça-feira pelo corregedor da PF, Amaro Ferreira, e tentou adiar o depoimento, alegando não conhecer as últimas medidas judiciais do inquérito que apura o vazamento de informações da operação. O pedido foi negado, e Protógenes voltou a defender a legalidade de toda a ação, que resultou na condenação do banqueiro Daniel Dantas e de outros suspeitos de crimes contra o sistema financeiro.
Integrantes da CPI do Grampos vão até a sede da PF se reunir com o corregedor Amaro Ferreira para detalhar o inquérito que apura o vazamento de informações e os supostos grampos ilegais da Operação Satiagraha. Mais tarde, os parlamentares vão à sede da Abin ouvir os depoimentos de Lúcio Fábio de Godoy de Sá, oficial de inteligência da Abin, e Jerônimo Jorge da Silva Araújo, agente de inteligência da Abin. Ambos estariam ligados às irregularidades cometidas por Protógenes.
Na terça-feira, o presidente da CPI, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), também voltou a defender que a CPI peça o indiciamento de Protógenes e do ex-diretor da Abin, Paulo Lacerda, por falso testemunho à comissão, e de Daniel Dantas, por supostamente ter ordenado escutas ilegais. No próximo dia 1º de abril, a CPI vai voltar a inquirir Protógenes.
___________________________________________________
Ivanildo:
- Essa quizumba está parecendo novela da Globo, com tantas histórias paralelas. Tem a operação Sati-sei-lá-o-quê, tem a Polícia Federal, tem a Abin. E ainda por cima o careta vai à CPI no dia primeiro de abril. É mole ?
___________________________________________________
Não custa relembrar:
Satiagraha é um termo cunhado pelo pacifista indiano Mahatma Gandhi em sua campanha pela independência da Índia. Em sânscrito, Satya significa “verdade”. Já agraha quer dizer “firmeza”. Desta forma, Satyagraha é a “firmeza na verdade”, ou “firmeza da verdade”.

Nenhum comentário: