segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

A Vassoura vem Aí !




Quase dois anos antes das eleições, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro resolveu se antecipar e iniciar uma fiscalização preventiva de possíveis propagandas eleitorais fora de época de potenciais candidatos ao pleito de 2010. Uma série de medidas será posta em prática logo este ano, antecedendo um pacote de regras para a campanha de 2010.
Entre as medidas, está a elaboração de dossiês sobre possíveis candidatos que começaram a se promover antes do período permitido, a proposta de antecipação do calendário de registro eleitoral e convenções, a análise de gastos com propaganda institucional da máquina pública, e a criação de uma força-tarefa para atuar no interior e coibir abusos previamente.
O presidente do TRE-RJ, desembargador Alberto Motta Moraes, (foto, sem farda...) determinou à equipe de fiscalização que analise a movimentação de políticos que se anteciparem ao calendário eleitoral. Operações não podem ser feitas em 2009 por limites da legislação, mas um banco de dados passou a ser montado pelo TRE.
Como antecipou Ancelmo Gois em sua coluna no GLOBO, o prefeito reeleito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), espalhou outdoors pelo estado desejando "vitórias em 2009". Os fiscais do TRE já tinham identificado a ação do petista, cotado para disputar a sucessão do governador Sérgio Cabral: são 40 outdoors com a foto de Lindberg, distribuídos entre Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Rio.
- Vamos acompanhar esse tipo de propaganda na rua e também em rádios e emissoras de TV para montar dossiês. Não podemos fazer nada em 2009 porque não é ano eleitoral, mas já começaram os agradecimentos, como os desejos de feliz Natal. Eleito um, no segundo seguinte já começa a campanha para o seu substituto. Eles podem instalar essa placas ter até o dia 31 de dezembro. De lá para a frente, a vassoura vai passar. Não tenha dúvida. - avisa o presidente do TRE.
Motta Moraes afirmou que as Forças Armadas não vieram para o Rio com a finalidade de acabar com as milícias, mas que elas deram uma demonstração de que se pode resolver o problema:
- Os moradores continuaram entregues. Vai haver necessidade de uma nova atuação em 2010. Ainda não sei se com Forças Armadas.
O presidente do TRE prevê mais registros de candidatos ligados a grupos criminosos em 2010:
- Não tenho dúvida de que os milicianos serão os grandes cabos eleitorais nas eleições de 2010. A nossa Zona Oeste é território dominado, disso ninguém tenha dúvida. A Baixada Fluminense ainda é uma zona meio inexplorada, mas eles estão ali. Também existe milícia em Cabo Frio, Campos, Magé, Macaé, Itaboraí. Eles estão se expandindo e são profundamente organizados. O tribunal vai procurar tentar minimizar, mas não temos atividade policial. Historicamente, falávamos que o Nordeste tinha currais eleitorais. Hoje nós temos, nos grandes centros, currais que são exercidos pelas milícias e pelos traficantes. Tem bancada ruralista, evangélica, católica, mas também existe a miliciana. A do tráfico talvez apareça para a próxima disputa. (O Globo on line)
___________________________________________________
Ivanildo, traumatizado:
- Chefe, não dá para mudar este título não ?
- Por que ?
- A primeira vez que votei foi em 1960, para Presidente. Ganhou o Jânio Quadros e o símbolo da campanha era uma vassoura. Ele ia varrer toda a corrupção etc e tal. Sete meses depois de empossado, ele montou na vassoura, como uma feiticeira e foi pro espaço.

Nenhum comentário: