quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Choque de Ordem Americano


Em seu primeiro pronunciamento após a cerimônia de posse como presidente dos Estados Unidos, Barack Obama se dirigiu a seus funcionários sobre medidas administrativas para o seu governo. Com o objetivo de dar mais transparência e responsabilidade ao seu governo, Obama anunciou congelamento de salário de alguns cargos no governo. A medida atinge cem funcionários. O presidente também afirmou a adoção de uma quarentena de dois anos para que funcionários públicos possam se tornar lobistas.
- Queremos que os americanos saibam que este governo é um governo honesto e transparente. O governo precisa dar exemplo - declarou.
Logo após o anúncio, os novos membros do primeiro escalão do governo Obama prestaram juramento.
O primeiro ato do governo Obama foi determinar a suspensão de todos os julgamentos na base de Guantánamo, onde estão os presos da guerra contra o terror. Nesta quarta-feira, dois juízes acataram e paralisaram os procedimentos de seis julgamentos - cinco deles acusados de envolvimento nos atentados de 11 de setembro de 2001. A decisão abre caminho para o fechamento de Guantánamo, que é bastante criticado por instituições de defesa dos direitos humanos. (O Globo on line)

Nenhum comentário: