sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Oscar Niemeyer: 104 Anos !





Eduardo Paes e Oscar Niemeyer visitam as obras do Sambódromo
Foto: O Globo / Gabriel de PaivaRIO - O prefeito Eduardo Paes e o arquiteto Oscar Niemeyer, (foto) de 104 anos, se encontraram no início da tarde desta quarta-feira no Sambódromo, onde conferiram o andamento das obras. Paes disse que descobriu recentemente que Niemeyer é mangueirense e sugeriu que ele fizesse o projeto de uma nova quadra para a escola. Segundo o prefeito, o arquiteto aceitou o desafio:
— Imagina a verde e rosa com uma quadra desenhada pelo Niemayer. Ele aceitou o desafio — disse o portelense Eduardo Paes, ressaltando que o Sambódromo será o primeiro local de competição dos Jogos Olímpicos a ser concluído (a Marquês será palco do fim da prova da maratona olímpica).
O prefeito disse que ficou impressionado com a lucidez do arquiteto:
— Eu agradeci a ele por ter vindo ao Sambódromo, e ele na mesma hora disse: "Eu que agradeço. Hoje Sambódromo está de acordo com o meu projeto, e pode servir a grande festa popular da cidade. Agora o meu sonho está completamente pronto" (quando ele projetou a passarela, antes do carnaval de 1984, ele previa arquibancadas dos dois lados da Avenida).
Paes circulou ao lado do arquiteto num pequeno carro conversível da prefeitura que percorreu por toda a reta do Sambódromo.
— Na próxima obra que eu for inaugurar, vou chamar o senhor. Nunca vi tanto fotógrafo e cinegrafista reunido — disse o prefeito.
No trajeto, operários aplaudiram a passagem do arquiteto.
— Eles estão aplaudindo o senhor — disse o prefeito, apontando os trabalhadores.
Entre uma brincadeira e outra com Niemeyer, Paes afirmou que as obras serão entregues no próximo dia 12.
— Vai ser bem em cima da festa, para a imprensa reclamar bastante — disse Paes, rindo.
Na conversa dos dois, o prefeito expôs a vontade de apoiar cada vez mais o carnaval como forma de diminuir a contravenção e a criminalidade em torno da festa. Paes afirmou ainda que, quanto a maior presença da administração municipal e dos governos no carnaval, menor será a contravenção.
Segundo Paes, ele segue a risca o que foi combinado com o Ministério Público, e a prefeitura não repassa recursos à Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) em forma de subvenção. Ele enfatizou, no entanto, que não se pode criminalizar o carnaval, já que "99%" de quem faz a festa são pessoas do bem.
— Quanto mais os governos apoiarem as escolas de samba mais republicana será a relação com essas agremiações — disse o prefeito.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/carnaval/paes-diz-que-niemeyer-aceitou-desafio-de-projetar-nova-quadra-da-mangueira-3914907#ixzz1lox3TU35
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Um comentário:

Alberto disse...

Grande momento cívico.
Dois brasileiros de convicções políticas antagônicas discutindo como podem servir melhor aos interesses da população.
Lembrando Odorico Paraguaçu, fiquei de alma lavada e enxaguada.