WASHINGTON — Na noite de terça-feira, Barack Obama recebeu cantores para a “Performance na Casa Branca”, um evento que acabou se transformando em uma intimista apresentação de blues na sala leste da residência oficial. O presidente americano não se fez rogado e, depois de balançar a cabeça e cantarolar as músicas na plateia, cedeu ao convite de Buddy Guy e Mick Jagger e pegou o microfone para cantar a música “Sweet home Chicago”, sobre a sua terra natal.
Durante o evento, Obama chegou a dizer que às vezes é inconveniente ser o presidente dos Estados Unidos, já que não pode andar na rua ou sair dirigindo quando tem vontade de espairecer, “porque o serviço secreto não deixa”.
— Acho que as coisas se compensam um pouco — brincou depois, sobre o fato de assistir ao show quase particular dos astros da música.
BB King e Jeff Beck também estavam no evento que homenageou a importância do blues na música americana. O “Performance na Casa Branca” é uma série transmitida no Public Broadcasting Service (PBS), uma rede de TV educativa pública. O desempenho de Obama no microfone poderá ser conferido na segunda-feira nos canais da PBS e depois será exibido também na rede de TV das Forças Armadas americanas.
— Ninguém vive sem ter alegrias e tristezas, triunfo e mágoas. O blues engloba tudo isso, muitas vezes apenas com uma letra ou uma nota — disse, classificando a música de universal. — O blues nos lembra que passamos por tempos difíceis. Sua música nos ensina que, quando estamos em um encruzilhada, não nos assustamos com nossos problemas. Enfrentamos, dominamos, encaramos, lidamos e cantamos sobre os problemas.
Antes de Obama dar a sua “canja”, o cantor Keb’ Mo’ brincou que o democrata faria uma performance e disse que uma gravação poderia estar a caminho. De acordo com ele, o disco de Obama se chamaria “Depois do segundo mandato, agora finalmente posso mostrar meu groove”.
Já no fim da apresentação, Buddy Guy brincou com a cantoria de Obama durante um evento de campanha em janeiro e o convidou a cantar novamente.
— Eu ouvi você cantando Al Green. Você começou algo, e você tem que continuar agora!” — disse, levando Jagger a intimar o presidente a cantar o refrão “Come on, baby, don‘t you wanna go”.
— Para Michelle e para mim, não há um blues como a música que nossos artistas escolheram para fechar a noite: o blues sobre nossa cidade natal — disse o presidente, sobre “Sweet home Chicago”
3 comentários:
O homem é bom de "Blues". Cantou direitinho.
O candidato que cantar um chorinho em campanha ganha meu voto.
Se é para cantar Blues, vote em B.B.King. Fora Obama!
Postar um comentário