LAS VEGAS, Nevada - O ex-governador de Massachusetts venceu o caucus de Nevada e se firmou ainda mais como favorito na disputa para representar o Partido Republicano nas eleições presidenciais contra o presidente Barack Obama. Com 45% dos votos apurados, Romney aparecia com 42,6% dos votos, bem a frente de seus adversários. Até agora, Newt Gingrich obteve 26%, Ron Paul, 18,4%, e Rick Santorum, 13%.
- Não é a primeira vez que vocês me dão sua confiança, e dessa vez vou levá-la para Casa Branca - disse Romney, que também venceu as primárias republicanas no estado em 2008 contra John McCain.
A vitória em Nevada é a segunda de Romney em quatro dias. Segundo especialistas, a população mórmon (religião seguida pelo ex-governador) teria impulsionado o resultado nas urnas: mais de um quarto da população do estado é da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O pré-candidato também venceu com folga as prévias na Flórida, maior e mais importante estado a votar até agora. Com o resultado de sábado, Romney deve ganhar mais força nos caucus no Colorado e Minnesota, marcados para próxima terça-feira. Ainda em fevereiro, votam os estados de Michigan e Arizona.
Em seu discurso de vitória, em Las Vegas, Romney aproveitou mais uma vez para atacar Obama e prometeu melhorias na economia.
- Os EUA precisam de um presidente que possa consertar a economia porque ele entende de economia - disse ele. - Eu entendo e vou consertar. Este presidente (Obama) começou sua presidência pedindo desculpas pelos EUA. Ele deveria estar pedindo desculpas para os EUA agora.
Além da Flórida, Romney também venceu em New Hampshire. Até agora, quatro estados já votaram nas prévias republicanas. Gingrich venceu na Carolina do Sul, e Santorum, em Iowa.
Um comentário:
A disputa pela escolha de quem vai perder para o Obama está emocionante.
Nos EEUU a democracia é acima de tudo um ritual.
Postar um comentário