quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Paes e Gabeira já fumaram maconha...


A polêmica sobre a legalização das drogas uniu os dois candidatos a prefeito em torno de pelo menos um consenso durante debate promovido pelo jornal "Folha de São Paulo", na manhã desta quinta-feira, no Cine Odeon, na Cinelândia: os dois afirmaram já ter experimentado maconha.
- Fumei, traguei e não gostei - disse Paes, que criticou qualquer tentativa de legalizar o consumo da droga.
Gabeira, que defendeu a legalização a longo prazo, disse que não fuma mais para não desobedecer a lei vigente no país.
- Eu não fumo atualmente. Não é razoável eu desrespeitar a lei no Brasil. Posso ter efeito semelhante ao relaxamento produzido pela droga através da meditação - disse Gabeira, afirmando ser viciado apenas em H2O.

Paes se arrepende de criticar Lula; Gabeira não volta atrás
Também durante o debate, Paes admitiu que se excedeu nas críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva - que atualmente apóia sua candidatura - durante o escândalo do mensalão. Já Gabeira disse que não volta atrás nas críticas. Ambos garantiram, no entanto, manter uma boa relação com o presidente Lula.
Durante sua atuação como deputado federal de oposição, Paes chegou a classificar o presidente Lula de "demagogo", "autoritário", "populista" e "psicótico". Depois de sair do PT e voltar ao PV, Gabeira afirmou, no auge do caso do mensalão, que Lula sabia do esquema de corrupção e não tinha condições de completar o mandato.
- Eu fui relator daquela comissão parlamentar de inquérito (CPI dos Correios), depois contribuí para melhorar a democracia no Brasil. Dessas coisas, não me arrependo. Mas no processo do debate político, às vezes você se excede em certas afirmações. Eu não tenho o menor problema em admitir isso, em me desculpar e olhar para frente - afirmou Paes.
Gabeira lembrou ter apoiado Lula nos anos 1989, 1994, 1998 e 2002 (quando saiu do PV e ingressou no PT), mas afirma não se arrepender do que disse em 2005, durante o caso do mensalão:
- Eu não mudo minhas posições. O que eu disse naquele momento, eu diria de novo. Mas não posso negar meu passado de luta com o presidente Lula.
O candidato do PV voltou a dizer que o Palácio do Planalto manterá boas relações com a prefeitura carioca, independentemente de quem a ocupe em janeiro. Segundo Gabeira, o Rio de Janeiro estará aberto para todos, "até para a Casa Branca".
- A relação entre o prefeito da cidade e o presidente da República não é de uma pessoa, mas de milhares e milhares de pessoas que votaram nela - disse o candidato do PV.
Mais uma vez, Paes se recusou a revelar o conteúdo da carta de desculpas que enviou à primeira-dama, Marisa Letícia, antes da oficialização ao apoio de Lula a sua candidatura. Ele justificou que apenas o destinatário da carta pode divulgá-la.

(O Globo on line)

2 comentários:

Anônimo disse...

Nem a velhinha de Taubaté (antiga personagem do Veríssimo) acreditor na história de que estes dois não fumam mais...

Anônimo disse...

Não tem jeito. O carioca não sabe votar mesmo.Elegeu gente que está atrás das grades. Elegeu a garotinhazinha (filha do garotinho e da garotinha) e levou para o segundo turno uma bicha velha que em 70 passeava de tanga de crochê em Ipanema e um safadinho que vive lambendo o saco do Lula. E deixou de fora um homem ínclito e honrado como o Senador Crivella.