segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O Novo Prefeito - Eduardo Paes



Eduardo da Costa Paes (Rio de Janeiro, 14 de novembro de1969) é um Bacharel em Direiro e político brasileiro.
Começou sua carreira política como subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na primeira gestão do prefeito César Maia, entre 1993 e 1996. Ao ingressar na equipe de governo era filiado ao Partido Verde, mas se elegeu em 1996 pelo PFL quando foi o vereador mais votado do Rio de Janeiro.
Em 1998 se candidatou a deputado federal, e ganhou, repetindo a vitória em 2002. Em 1999 se filia ao PTB. Com a segunda eleição de César em 2000, foi nomeado Secretário Municipal do Meio Ambiente na sua segunda frente ao executivo carioca. Em 2001, volta a se filiar ao PFL.
Eleito deputado federal em 2002, em 2003 se filia ao PSDB. Em sua atuação parlamentar em Brasília, Paes teve forte posição quanto às denúncias de corrupção no governo Luladurante o assim chamado Mensalão.
Na sua primeira candidatura majoritária, para o governo do Rio de Janeiro, no ano de 2006, obteve 5,5% dos votos válidos. No segundo turno das eleições fluminenses, Paes apoiou Sérgio Cabral Filho, apesar de este estar apoiando Lula para presidente, enquanto a outra candidata, Denise Frossard, apoiada por César Maia, apoiava o candidato do partido de Paes, Geraldo Alckmin. Com a vitória de Cabral, Paes acabou assumindo a Secretaria de Esportes e Turismo do novo governo.
Em outubro de 2007, Eduardo Paes vai para o PMDB, para ser lançado como o candidato de Sérgio Cabral à prefeitura do Rio.
Seu nome sofreu a princípio alguma contestação dentro do PMDB, por parte de outro pré-candidato, Marcelo Itagiba, ex-secretário de segurança do Governo Garotinho. Itagiba alegava que a candidatura de Eduardo Paes poderia ser indeferida, sob a alegação de que ele teria se desencompatibilizado de seu cargo de secretário após a data-limite. Entretanto, este argumento mostrou-se improcedente e o TRE deferiu sua candidatura.
___________________________________________________
Eduardo Paes - 50,83 %
Fernando Gabeira - 49,17 %

Um comentário:

Anônimo disse...

Tive paciência para resumir: nosso novo prefeito, entre 1993 e 2007, trocou de partido seis vezes ! Começou no PV, foi para o PFL, para o PTB, voltou ao PFL, foi para o PSDB e, para ser candidato agora foi para o PMDB. Será que ele vai trocar outra vez, antes de tomar posse ? Será que vai para o PT para ser o vice da Dilma ? Você poderia nos atualizar como anda (se é que anda) o projeto da fidelidade partidária ?