terça-feira, 21 de outubro de 2008

Comentários dos Leitores

Wallace sobre a nota "Dicas de Português - Os possessivos":
Suas dicas são muito boas porque ajudam a esclarecer o dia a dia do nosso falar e escrever. Mas, neste caso, fico com uma dúvida: Se estou me dirigindo a uma pessoa mais idosa, ou uma pessoa hierarquicamente superior a mim, não posso dizer, por exemplo:
- Senhor, li teu livro e gostei muito.
Vou ter que dizer:
- Senhor, li seu livro e gostei muito.
E aí, de quem é o livro ?
Abraços e parabéns pelo blog.
Wallace sobre a nota "Dicas de Português - Os possessivos":
Suas dicas são muito boas porque ajudam a esclarecer o dia a dia do nosso falar e escrever. Mas, neste caso, fico com uma dúvida: Se estou me dirigindo a uma pessoa mais idosa, ou uma pessoa hierarquicamente superior a mim, não posso dizer, por exemplo:
- Senhor, li teu livro e gostei muito.
Vou ter que dizer:
- Senhor, li seu livro e gostei muito.
E aí, de quem é o livro ?
Abraços e parabéns pelo blog.
Prezado Wallace,
Você tem razão, ou seja, não pode dizer li teu livro, ainda que a frase estivesse gramaticalmente correta. Use o seu.
Este problema não existe na língua inglesa. Quando é seu (de você) a palavra é your, quando é seu (dele), a palavra é his e quando é seu (dela), a palavra é her.

Agradeço os elogios.
______________________________________________________________________
Sobre a nota "Pausa para Reflexão":
Anônimo:
é mas acontece que a arca de Noé é ficção da Bíblia,e porque devia ter 1 ou mais baleias azuis de baixo da arca de garantia para que ela não afundasse,já que Noé estava salvando os animais ,o trato foi que os outros animais não deixassem que os elefantes afundassem a arca.
duda
hahahahaha muito engraçado gostou do meu recado que mandei pela Ariela beijos da sua fã.
Tudo bem, meninas, Anônimo e Duda são a mesma pessoa.
Beijos.
____________________________________________________
Ariela a. Manela sobre a nota "Eduardo Paes é um Moço Educado: Pede Desculpas":
Oi não entendi muito bem ,deve ser porque tenho só 9 anos,mas se eu já pudesse votar eu votaria no Gabeira...

Nenhum comentário: