- Presidente do PT diz que senador petista deve prosseguir sem hostilidade à gestão de Sérgio Cabral
SÃO PAULO - O presidente nacional do PT, Rui Falcão, defendeu nesta quarta-feira a pré-candidatura do senador petista Lindbergh Farias ao governo do Rio de Janeiro em 2014. Ele disse que a postulação do senador é "para valer". Nesta semana PT e PMDB protagonizaram um embate público sobre a sucessão estadual.
— Mas não estamos pensando em desistir dele não. A candidatura dele é para valer. Ele está iniciando caravanas e vai prosseguir sem nenhuma hostilidade ao governo Sérgio Cabral —afirmou Falcão.
As movimentações de Lindbergh para viabilizar-se como candidato levaram PT e PMDB a divergirem publicamente. O PMDB do Rio de Janeiro emitiu nota cobrando do PT apoio à candidatura do vice-governador, Luiz Fernando Pezão. A carta sugere que o partido aliado poderá não apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff em caso de duas candidaturas no Rio. O presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp, já disse que apoia a posição do diretório do Rio.
Falcão disse que a disputa faz parte e que as duas postulações são "legítimas".
— O mais provável nesse período é termos as duas candidaturas. Se for possível no ano que vem uma convergência, é uma possibilidade. Caso contrário, acho que caminham as duas candidaturas. Se ambos forem para o segundo turno, que vença o melhor. Os dois partidos têm legitimidade para lançar suas candidaturas.
Lindbergh é a estrela da propaganda partidária do PT veiculada neste início de ano no Rio de Janeiro. O discurso empunhado pelo PT no estado é uma reedição da campanha vitoriosa de Fernando Haddad para a prefeitura de São Paulo.
— Tem uma linha de comunicação semelhante já que foi o João Santana quem criou os comerciais — disse Falcão.
O presidente do PT participou nesta manhã da comemoração dos 30 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em São Paulo. Ex-tesoureiro nacional do PT e condenado no processo do mensalão, Delúbio Soares também participa do evento, assim como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Um comentário:
Que venham os candidatos.
PT e PMDB divididos nas eleições de presidente e governador aumentam as opções dos eleitores.
Postar um comentário