sábado, 12 de janeiro de 2013

Como dizer não.


As três melhores maneiras de dizer “não” no trabalho

  • Profissionais devem aprender a recusar algumas tarefas e favores para não se sobrecarregarem

RIO - Profissionais de todas as áreas costumam reclamar que têm um volume grande de trabalho e que o tempo é curto para cumprir com as tarefas do dia a dia. Diante desse dilema, é comum nos depararmos com dicas úteis para melhor administrar o tempo, ter foco e aumentar a produtividade. Mas, para Marla Tabaka, consultora americana que ajuda pequenos empreendedores a fazerem seus negócios deslancharem, a arma mais poderosa para que o profissional dê conta do recado e não fique sobrecarregado é aprender a dizer não: para si mesmo, para o chefe e colegas de trabalho, para amigos e até mesmo para os clientes.
Um dos caminhos para começar a recusar tarefas e favores, afirma Marla, em artigo publicado no site da revista Time, é refletir sobre os momentos em que se arrependeu ao aceitar fazer algo que o levou a perder o foco principal, e quanto tempo e estresse poderiam ser poupados se tivesse tido a coragem de dizer uma simples palavra.
Mas como dizer não à sua mãe quando ela telefona para conversar no meio do expediente? Ou ao cliente que espera que você faça mais do que é pedido em um determinado projeto sem pagar para o trabalho extra? E como dizer não a si mesmo e manter o foco no que é mais importante? Aqui vai uma dica: é possível dizer não sem pronunciar a palavra, diz Marla.
Confira três dicas simples que, segundo a consultora, poderia tornar a vida de qualquer um mais fácil.



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