domingo, 14 de outubro de 2012

Mais um Estudo...


Estudo mostra que pessoas que ocupam posições de liderança não têm tanto estresse quanto se imagina


RIO - Líderes organizacionais de alto escalão têm muita responsabilidade, mas podem não ter tanto estresse quanto se pensa. É o que diz um novo relatório da Universidade de Harvard, Universidade da Califórnia, Universidade de San Diego e da Universidade de Stanford, que descobriu que as pessoas em posições de liderança apresentam níveis mais baixos de cortisol, um hormônio associado ao estresse, e níveis de ansiedade mais baixos do que aqueles que não desempenham funções gerenciais, segundo reportagem do The Wall Street Journal.
Esse efeito torna-se ainda mais evidente no topo do escalão corporativo — funcionários com mais subordinados e maior autoridade, tais como a capacidade de promover, rebaixar ou demitir colaboradores, são ainda menos estressados do que seus homólogos que ocupam cargos de gerência. De acordo com os pesquisadores, líderes de alto nível têm um maior senso de controle, ou “recursos psicológicos” que podem ajudá-los a combater os fatores estressantes potenciais.
Os pesquisadores mediram os níveis de cortisol e o de ansiedade de 216 participantes de um programa de educação executiva em Harvard. A maioria dos participantes veio de setores do governo e militares, e foram encontrados níveis mais baixos de ansiedade e cortisol entre as pessoas em posições de gestão do que entre aqueles que não exerciam função de liderança, mesmo quando catalogados por sexo, idade, escolaridade, renda e estabilidade no emprego.
“Não há um nível em que o estresse começa a diminuir”, diz Amy Cuddy, psicólogo social da Harvard Business School e co-autor do relatório.
Um segundo estudo, incluindo 75 líderes, descobriu que aqueles com mais subordinados, e maior autoridade sobre seus empregados, tendem a ter menos estresse do que aqueles que supervisionam pequenas unidades ou com um poder real de liderança pequeno, apesar de suas funções. Por exemplo, um gerente de uma rede de lojas não tem posição de destaque no organograma da empresa, mas a responsabilidade que tem com relação a seus subordinados pode inspirar sentimentos de controle e baixo estresse.
Os níveis de estresse não mudam com relação a ter mais ou menos subordinados diretos, o que é em grande parte atribuível ao fato de que a gestão de muitas pessoas não foi associada com um aumento da sensação de controle, diz o relatório, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, dos EUA.


Um comentário:

Crismélia Litúrgica disse...

Asneiras de pesquisadores, esse troço de cortisol. O que causa menos stress, angústia etc. é a relação vertical daquele que detem qualquer parcela de poder. Observe que quando para o carro no posto para botar gasolina, o frentista com um ar de imensa e total autoridade - sempre, inevitavelmente - lhe ordenará que mova seu carro mais para a frente ou mais para trás. Imaginem, então o supremo patrão de qualquer coisa...o Lulla, por exemplo.