Em artigo, ex-presidente de Cuba ironiza rumores sobre sua morte
HAVANA - Fidel Castro “está agonizando”. Este é o irônico título de um artigo publicando na madrugada desta segunda-feira no site Cubadebate e assinado pelo próprio ex-presidente cubano, de 86. O portal ainda traz fotos do líder da Revolução Cubana de pé em um jardim. No texto, Fidel responde os rumores de que teria tido morte cerebral e chama de “aves de mau agouro” aqueles que o deram como morto e garante: não sente nem dor de cabeça.l
"Aves de mau agouro! Nem me lembro o que é uma dor de cabeça. Como evidência de como eles são mentirosos, lhes ofereço as fotos que acompanham este artigo", disse Fidel, em seu texto, acompanhada de imagens, clicadas por seu filho Alex Castro.
O texto do ex-presidente foi publicado em meio a uma onda de rumores nos últimos dias. Na semana passada, o médico venezuelano José Rafael Marquina, que vive nos EUA, afirmou que Fidel tinha sofrido um derrame cerebral. Ao jornal espanhol "ABC", Marquina afirmou que Fidel estaria "moribundo, em sua casa no oeste de Havana". A outros meios, o médico chegou a afirmar que ele estaria em estado vegetativo.
Fidel lembrou que, em 1962, muitos acreditavam que nos relatos enviados por agências de notícias que registravam o avanço dos invasores na Baía dos Porcos treinados pelos EUA para derrotar a Revolução Cubana, quando na verdade os poucos que desembarcaram foram feitos prisioneiros.
"Muitas pessoas no mundo são enganadas pelos meios de comunicação, quase todos nas mãos dos privilegiados e ricos, que publicam esta estupidez, as pessoas acreditam cada vez menos em si. Ninguém gosta de ser enganado, até mesmo o mais incorrigível mentiroso, espera que lhe digam a verdade", escreveu Fidel.
Nas fotos, publicadas juntos com o artigo, o ex-presidente aparece com uma camisa xadrez vermelha e um chapéu de palha. Em pé, ele aparece apoiado em uma bengala, entre galhos de árvores e cercado por guarda-costas. Em uma das imagens, o líder cubano é visto lendo um exemplar do jornal oficial “Granma” da última sexta-feira.
Um dia antes da publicação do artigo, o ex-vice-presidente venezuelano Elías Jaua confirmou que teve uma reunião com o líder cubano por cinco horas, e os gerentes do Hotel Nacional disseram que viram Fidel quando levou o visitante ao centro turístico e conversaram com ele durante 30 minutos. Jaua chegou a mostrar uma foto, em que Fidel aparecia sorridente e com bom aspecto em um carro.
O ex-líder delegou o poder a seu irmão Raúl Castro, em 2008, depois de sofrer uma súbita doença, ainda não identificada, que o levou à beira da morte. Raúl assumiu o poder em 2008. Desde então, Fidel Castro aparece pouco em público, normalmente acompanhando autoridades e chefes de Estado estrangeiros, como o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. O ex-presidente não era visto desde março. O ex-presidente não tinha sido visto em público desde março, quando ele foi fotografado com o Papa Bento XVI, em visita à ilha.
Também não tinham sido publicadas notícias de suas "Reflexões", suas colunas de opinião periódicas em que normalmente expressam sua posição, especialmente sobre questões internacionais. Após os rumores, o jornal “Granma” chegou a publicar uma carta assinada por Fidel e seu filho Alex Castro insistiu que o pai estaria fazendo exercícios diários, mas os boatos sobre uma possível morte do líder continuavam.
Um comentário:
O marketing de Fidel é a peça publicitária mais bem sucedida dos últimos 60 anos.
Postar um comentário